VLT do Subúrbio de Salvador: aviso de licitação foi divulgado hoje (3)

Veículo Leve sobre Trilhos substituirá trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador; previsão é de obras concluídas no segundo semestre de 2019. Veja o vídeo do projeto

Notícias
 

Fonte: Correio 24 horas  |  Autor: Correio 24 horas  |  Postado em: 03 de maio de 2017

VLT terá 20 composições e capacidade de 600 passag

VLT terá 20 composições e capacidade de 600 passageiros cada

créditos: Divulgação

 

O aviso de licitação para implantação e operação do Veículo Leve sobre Trens (VLT) em Salvador foi publicado na edição desta quarta-feira (3) no Diário Oficial.

 

Os dois processos serão realizados por meio de Parceria Público Privada (PPP). As propostas serão recebidas e abertas no dia 30 de junho de 2017, na sede da BM&FBovespa, em São Paulo.

 

O Edital de Concessão nº 01/2017 estará disponível a partir desta quinta-feira (4) no site da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ou na sede da pasta.

 

A previsão é que as obras comecem em até 90 dias após a assinatura do contrato da PPP, enquanto o prazo estimado para conclusão é de 24 meses. Com cerca de 19 km de extensão e 21 paradas, o VLT vai substituir o Sistema de Trens do Subúrbio, ligando a região do Comércio a Paripe.

 

A primeira fase das intervenções contemplará o trecho entre o Comércio e Plataforma, de 9,4 km. A segunda é entre as estações de Plataforma e São Luiz, de 9 km.

 

O Sistema de Trens do Subúrbio tem 13,6 km e liga os bairros de Paripe a Calçada. Com a implantação do VLT, o novo modal ampliará a ligação da Cidade Baixa em cerca de 5 km, chegando até a Avenida São Luiz, em um extremo, e o bairro do Comércio no outro.

 

VLT do Subúrbio

O VLT será formado por 20 composições de tração elétrica, com capacidade de levar mais de 600 passageiros cada. A estimativa é que, com a conclusão das obras, o trajeto entre a primeira e última estação seja feito em 40 minutos. A expectativa do Governo do Estado é de beneficiar mais de 1,5 milhão de moradores do Subúrbio Ferroviário.

 

O VLT começa com pelo menos dois anos de atraso. O primeiro projeto foi enviado para captação de recursos no Ministério das Cidades em 2011 e o edital de licitação chegou a ser anunciado para 14 de agosto de 2015. O certame foi adiado diversas vezes.  A obra está orçada em R$1,5 bilhão de reais. 

 

Veja o vídeo de apresentação do VLT do Subúrbio.


Leia também:

BRT em Salvador é "solução ultrapassada", afirma arquiteto

Salvador inicia projeto de teleférico integrado ao metrô 

O VLT de Salvador e a polêmica sobre preservação de árvores centenárias

VLT de Salvador: grupo inglês pode financiar parte do projeto 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário