Operação em Olinda vistoria calçadas, trânsito e comércio irregular

Para dar mobilidade à população, técnicos percorreram hoje (25) a Estrada de Águas Compridas, corredor marcado por congestionamentos e pela falta de espaço aos pedestres

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Olinda  |  Autor: Marcilio Albuquerque  |  Postado em: 25 de maio de 2017

110 pontos foram visitados, e expedidas 68 notific

110 pontos foram visitados, e expedidas 68 notificações

créditos: Sandro Barros/Prefeitura de Olinda

 

Um conhecido corredor de circulação de Olinda (PE), a Estrada de Águas Compridas foi percorrida nesta quinta-feira (25) por técnicos da Prefeitura que realizaram uma operação de controle urbano voltada à desobstrução das calçadas, ao mapeamento do comércio informal e ainda ao disciplinamento do trânsito.

 

Para garantir mais mobilidade e segurança para a população, 60 técnicos percorreram os 2,5 km de extensão da via, orientando os moradores, ambulantes e motoristas. Neste primeiro momento, a ação teve caráter educativo, identificando as necessidades, notificando os problemas e dando oportunidade aos infratores de regularizar a situação.

 

O trabalho atende a uma antiga demanda da região, marcada pela falta de espaço para pedestres, desrespeito à sinalização e constantes congestionamentos. Profissionais da Vigilância Sanitária também inspecionaram pontos que comercializam alimentos, incluindo a manipulação indevida de carnes e pescados ao ar livre. Já os agentes da Defesa Civil de Olinda vistoriaram construções irregulares, alertando sobre riscos e a legislação vigente. Quem circulou pela área acompanhou de perto a atividade, aprovando a retomada da ordem no local.

 

Força-tarefa

No balanço desta primeira etapa, 110 pontos foram visitados, sendo expedidas 68 notificações. Entre os materiais recolhidos, que ocupavam indevidamente a via pública, estão fiteiros (quiosques), barracas de madeira, telhas, tijolos, cobertas, mesas e estruturas de ferro. Os comerciantes notificados devem comparecer à sede da Secretaria de Meio Ambiente, Urbano e Natural, localizada no bairro do Bonsucesso, para se adequar. De acordo com o titular da pasta, André Botelho, a força-tarefa faz parte das ações integradas que estão trazendo uma nova cara para Olinda.

 

“O nosso propósito é de que todos possam conviver de forma segura e harmoniosa, sem desrespeitar as regras de ocupação do solo. Quem caminha terá mais segurança, o motorista passará a estacionar no local correto e os comerciantes poderão se ajustar, mantendo assim a sua fonte de renda”, explicou o secretário. 

 

A medida também se voltou para a parada irregular de caminhões, que devem observar os horários e as zonas de carga e descarga, distribuídas ao longo da via. A poluição visual, causada por placas publicitárias, toldos e afins, também esteve no foco da operação. De acordo com a lei vigente, o desrespeito pode levar a multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, a depender do grau da infração.

 

Leia também:

Recife terá novo modelo de rua 

Prefeitura de Olinda (PE) libera trecho de calçada obstruída aos pedestres 

Campanha reúne mil 'calçadas ciladas' em duas semanas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário