Bicicultura 2017 chega ao Recife em setembro

"Uma revolução em duas rodas" é o tema do evento que debaterá o uso da bicicleta na cidade entre os dias 7 e 10 do próximo mês

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Bicicultura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de agosto de 2017

Bicicultura, encontro de mobilidade por bicicleta

Bicicultura, encontro de mobilidade por bicicleta

créditos: Divulgação

Para além de uma discussão sobre modo de transporte, a bicicleta e seu uso nas cidades envolve abordar escolhas sociais, políticas, artísticas e culturais. E a reflexão sobre novas formas de viver a cidade é o que propõe o Bicicultura, maior encontro de mobilidade por bicicleta e cicloativismo do país que este ano acontece no Recife, entre os dias 7 e 10 de setembro.

O tema desta edição é “A Revolução das Bicicletas”, uma referência aos 200 anos da invenção desse veículo, por Karl von Drais, e da Revolução Pernambucana de 1817. A edição 2016 aconteceu em São Paulo e foi um sucesso, atraindo mais de 10 mil pessoas.

Durante quatro dias, diferentes lugares da capital pernambucana, como o Teatro Apolo, Paço Alfândega, Paço do Frevo, Parque Santana, entre outros, estarão ocupados com uma programação diversa e intensa, promovendo a cultura da bicicleta em todas as suas vertentes: social, cultural, política, econômica e ambiental.

Campanha 
O Bicicultura 2017 conta com apoio e patrocínio de empresas parceiras e, como evento de caráter social, desenvolve uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding), fundamental para a realização do evento. 

A campanha já está no ar, e vai até o dia 5 de setembro. Os participantes terão direito a diversas recompensas, como kit com broche, adesivo, spok card e camiseta, livro de fotografias e até mesmo um passeio turístico social pelos mangues de Recife. 

Num esquema conhecido como “tudo ou nada” a campanha precisa alcançar a meta para que o evento possa receber as colaborações; do contrário, a doação volta para o colaborador. Para mais informações, acesse este link.

Recife e os ciclistas
Sede da edição 2017, a capital pernambucana é uma das cidades brasileiras onde mais se usam magrelas como meio de transporte. De acordo com o livro "A Bicicleta no Brasil 2015", produzido pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), 13% dos recifenses são ciclistas no dia a dia. Os números são superiores aos do Rio (3%) e de Brasília (2,3%), por exemplo.   

Para Lígia Lima, uma das coordenadoras da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), a bicicleta colabora na desconstrução de modelos excludentes, reforçados pelo uso abusivo dos veículos automotores. “Precisamos quebrar paradigmas que reforcem o individualismo e as diferenças sociais. Precisamos de novo de uma revolução que faça a sociedade dar um passo à frente em busca da convivência pacífica entre os diferentes", afirma. 

Atrações
Entre os convidados para as palestras magnas estão Peter Cox e Áurea Carolina. Cox é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Chester University, na Inglaterra, já esteve envolvido em diversos projetos ligados à organização comunitária, sustentabilidade social e ambiental. Além disso, desenvolve pesquisas sobre mobilidade sustentável e a importância do ciclismo para o alcance da justiça social.

Áurea Carolina é militante de causas sociais ligadas à cidade e à mulher, foi eleita vereadora em 2016 (mais votada da história de Belo Horizonte) pelo PSOL e falará sobre a importância do fortalecimento, da união e do intercâmbio entre o ativismo local e nacional para o alcance das mudanças desejadas.

A programação, que conta com representantes de todas as regiões do país, incluirá rodas de conversa com especialistas, oficinas, apresentação de trabalhos, apresentações culturais, mostra de filmes, passeios ciclísticos, jogos, competições, além do Biciculturinha, com atividades exclusivas para crianças.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Algumas demandam inscrição prévia e estão sujeitas ao limite de vagas.

Mais informações no site e no facebook do Bicicultura. 

O Bicicultura 2017 é realizado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) com organização de Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife) e apoio da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco.

Logo do evento Bicicultura 2017, no Recife


Leia também:
Bicicletas do Brasil invadem São Paulo
Cinema e bicicleta: assista a alguns vídeos do Bicicultura
Bicicleta, um meio de transporte no Recife


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário