Bike Vila Velha (ES) começa a funcionar em dezembro, afirma prefeitura

Cidade capixaba assinou contrato com a operadora que venceu concorrência. Inicialmente serão 20 estações com 200 bicicletas

Notícias
 

Fonte: Século Diário  |  Autor: Henrique Alves / Século Diário  |  Postado em: 16 de outubro de 2017

Estação do Bike-PE, operada pela tembici

Estação doe bicicletas em Recife: breve em Vila Velha

créditos: Foto: tembici

A Prefeitura de Vila Velha assinou contrato com a empresa tembici (M2 Soluções em Engenharia), que venceu a concorrência pública para gerenciar o programa Bike Vila Velha (Bike VV), serviço municipal de compartilhamento de bicicletas. O programa está programado para começar funcionar oficialmente no dia 15 de dezembro. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito Max Filho em 15 de novembro, quando haverá uma apresentação em caráter experimental. A tembici atua em 17 cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Recife.  

Serão 200 bicicletas que poderão ser alugadas em 20 pontos do município. Os usuários poderão utilizar as bikes das 5 horas à meia-noite. Dez por cento (20 bicicletas) serão bikes duplas, destinadas a pessoas com deficiência visual. A estimativa feita por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu) é de que o serviço atenda mil munícipes diariamente. 

Consulta pública
O termo de referência do Bike Vila Velha foi submetido a uma consulta pública entre os dias 17 de maio e 23 de junho que registrou com mais de 400 participações. O prefeito Max Filho (PSDB) destacou que uma das sugestões, feita por uma moradora, foi justamente as bicicletas duplas, destinada a pessoas com deficiência visual. 

A expectativa é que aumente o número de ciclistas nos 46 km de vias exclusivas para bikes em Vila Velha. Foi o que ocorreu, por exemplo, em Vitória, que conta com o Bike Vitória. O serviço de compartilhamento de bicicletas da capital tem cerca de 20 estações. Na última semana foram inauguradas três estação do Bike Vitória Kids, destinada a crianças.

Leia também:
Bike Vitória : mais seis novas estações
Ativistas pedem Anel Cicloviário em Vila Velha (ES)
Em Vitória (ES), audiência pública discute bicicletas e ciclovias


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário