Estação Higienópolis do metrô de SP é inaugurada

Estação inaugurada hoje (23) tem 25 m de profundidade, e o acesso é por 5 lances de escada até a plataforma. Até 3 de fevereiro, operação será em período de testes

Notícias
 

Fonte: Portal do Governo de SP  |  Autor: Mobilize/ Portal do Governo de SP  |  Postado em: 23 de janeiro de 2018

Estação Higienópolis-Mackenzie, inaugurada hoje (2

Estação Higienópolis-Mackenzie, inaugurada hoje (23)

créditos: Alexandre Carvalho/A2img

A estação Higienópolis-Mackenzie da linha 4-Amarela do Metrô foi inaugurada às 10h da manhã desta terça-feira (23), com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Inicialmente, até o dia 3 de fevereiro, a estação vai operar em período de testes, de segunda a domingo, das 10h às 15h. A partir daí, o funcionamento será ampliado e passará a ser realizado de sexta a domingo, das 4h40 à 0h, e aos sábados até a 1h – como nas demais estações.

Por estar localizada entre duas paradas já em operação, a abertura da Higienópolis-Mackenzie não vai ampliar a extensão da rede de Metrô da capital para além dos 80,4 km atuais.

A estação tem 25 metros de profundidade e será preciso descer cinco lances de escada até as plataformas.

Atualmente, restam três estações em obras na chamada "linha das universidades", que funciona hoje entre a Luz (centro) e o Butantã (zona oeste): a parada Oscar Freire deve ser inaugurada em março; São Paulo-Morumbi em julho; e Vila Sônia em dezembro de 2019.

Atrasos
Com custo de R$ 1,9 bilhão, a construção da segunda fase da linha 4-Amarela teve início em 2012 e a conclusão foi agendada inicialmente para 2014. Em julho de 2015, porém, o contrato com o consórcio até então responsável pelas obras foi rompido e os trabalhos só foram retomados em agosto de 2016.

Para executar a estação, cuja profundidade é de 25 metros, foi preciso escavar mais de 4 mil m³. A área total construída é de 12 mil m².

Leia também:
Metrô de SP tem falhas em linhas novas e pane a cada 3 dias
Linha 5-Lilás do Metrô inaugura estações com nova arquitetura
Metrôs avançam (lentamente) em cidades brasileiras
Relações público-privadas no metrô de São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário