Construam ciclovias, os ciclistas virão

A equipe da organização Transporte Ativo realiza contagens de bicicletas desde 1991. Os números mostram que quando há infraestrutura, as bikes crescem e aparecem

Notícias
 

Fonte: Transporte Ativo  |  Autor: Zé Lobo / Transporte Ativo*  |  Postado em: 31 de janeiro de 2018

Ipanema, 1991 e 1992: antes e depois da ciclovia

Ipanema, 1991 e 1992: antes e depois da ciclovia

créditos: Fotos: Transporte Ativo

O site da Transporte Ativo publicou um interessante post sobre a evolução do uso da bicicleta no Rio de Janeiro. Remexendo gavetas, o ativista Zé Lobo, fundador da TA, encontrou recortes e anotações com as primeiras contagens de bicicletas realizadas em 1991, quando nem a organização havia sido fundada. 

O texto abre com duas fotos, feitas nas áreas de lazer aos domingos na Avenida Vieira Souto, em Ipanema: uma imagem pré-ciclovia, em 1991, e outra pós-ciclovia, em 1992. Os registros encontrados - ainda anotados em planilhas no papel - mostram exatamente a diferença entre antes e depois da criação da infraestrutura cicloviária. "Os números confirmam o conceito: Construa que eles virão", argumenta Zé Lobo em seu texto.

Notas de contagem realizada no bairro de Ipanema, Rio, entre 1991 e 1992 Imagem: TA
 

De 1991 para 1992, períodos pré e pós ciclovia, houve um aumento de 165% de uso nos dias úteis e de 80% nos finais de semana. E entre 1992 para 93, períodos com ciclovia, o aumento nos dias úteis foi de 60%, enquanto aos finais de semana o aumento foi de 90%. Os resultados mostram o impulso que uma infraestrutura cicloviária pode ter no incremento ao uso de bicicletas.

 Leia mais no site da Transporte Ativo   

* Edição Mobilize Brasil

Leia também:
Bicicletas e pedestres: a importância dos números
Ciclistas fazem 11.500 entregas por dia apenas em Copacabana
Bicicletas de carga: trabalho premiado
A cada 13 segundos, um ciclista passa pedalando em Belo Horizonte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário