No próximo sábado (03), técnicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) irão participar da passeata "Esta vaga não é sua nem por um minuto", como parte das comemorações ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Na passeata serão distribuídos folhetos informativos impressos pelo Detran-MS, como forma de apoio às campanhas de acessibilidade no trânsito.
O evento está sendo organizado pela Associação de Doenças Neuromusculares (Adone-MS), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (CREA-MS), pela Sociedade em Prol da Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida de MS (SPA), com apoio do Detran-MS, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito de Campo Grande (Ciptran), a participação do Instituto Sul Matogrossense para Cegos (ISMAC) e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CONSEP).
A passeata sairás às 8 horas, da frente do ISMAC, segue pela Afonso Penaa até a Praça da República (Praça do Rádio Clube). As pessoas que não puderem participar da passeata podem aguardar na Praça da República.
Inclusão de pessoas com deficiência
"O Detran-MS reconhece a necessidade de assegurar aos deficientes físicos e auditivos a acessibilidade de veículo e de comunicação durante todo o processo de obter a Permissão para Dirigir, da Carteira Nacional de Habilitação ou da Permissão Internacional para Dirigir", explica a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-Ms, Elizabeth Flix. Para isso, o Detran-MS assegura aos surdos a acessibilidade de comunicação, oferecendo intérprete nos exames teóricos. Neste ano, já foram realizados 80 atendimentos desse tipo, em todo o estado.
O Detran-MS ainda possui um veículo adaptado e instrutor especializado para atender as pessoas com deficiência física nas aulas práticas de direção veicular.
A formação dos profissionais envolvidos no trânsito também conta com o reforço da disciplina "Atendimento diversidade", com o intuito de proporcionar igualdade de direitos a todos os usuários do Detran-MS.