Minhocão fechará para carros mais cedo

Famoso elevado de SP terá horário em que fica aberto a pedestres e ciclistas ampliado, para cumprir lei municipal que transformará local em parque. Moradores comemoram

Notícias
 

Fonte: Metro Jornal  |  Autor: Metro Jornal  |  Postado em: 07 de maio de 2018

Parque no velho elevado

Minhocão, em SP: agora, aberto a pedestres todas as noites

créditos: Arquivo Mobilize Brasil

 

Se você usa o elevado João Goulart, o popular Minhocão, no seu itinerário diário, atenção: a partir de terça-feira, a via só vai abrir para carros das 7h às 20h nos dias úteis. Melhor, então, já começar a estudar um novo trajeto, caso seu caminho passe pela região em horários diferentes desse.

 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já colocou avisos ao longo da pista e prepara a nova operação do viário. A companhia alerta que o acesso pela rua Albuquerque Lins permanecerá fechado das 20h às 9h.

 

A medida é a segunda parte da lei que transforma os 3.400 metros de via elevada entre a praça Roosevelt (centro) e o largo Padre Péricles (zona oeste) em um parque municipal. Sancionada em fevereiro deste ano, a regra previa uma  primeira etapa, vencida em março, quando a interdição aos sábados foi estendida para o dia todo.

 

Além de ampliar o horário em que o Minhocão fica aberto para pedestres e ciclistas, a lei municipal prevê que a prefeitura vai incentivar atividades culturais, esportivas e de lazer no elevado, para gradualmente implantar o parque Minhocão ali, e manter a segurança do local nos horários em que ele estiver fechado para carros.

 

Atualmente, o espaço já tem diversas manifestações culturais, como uma peça de teatro apresentada na janela de um dos apartamentos vizinhos à via. O público assiste tudo do elevado.

 

Ao ser divulgada em redes sociais que reúnem frequentadores do parque Minhocão, a mudança foi celebrada até com planos de usar o espaço no novo horário que ele estará disponível para passeios com cachorros ou de bicicleta.

 

Morador do entorno e ativista pelo parque Minhocão, o fotógrafo Felipe Morozini, 42 anos, avalia que a medida significa que a vizinhança terá mais “tempo de silêncio, paz e não poluição”.

 

Histórico

A história do Minhocão sempre foi de conflitos com a vizinhança, especialmente devido ao barulho e à poluição.

 

Inaugurado em janeiro de 1971, ele inicialmente funcionava 24 horas por dia para o tráfego de veículos. Em 1976, foi implantada a primeira restrição: ele passou a ser fechado da 0h às 5h para diminuir o barulho causado pelo tráfego e o número de acidentes.

 

Em novembro de 1989, veio a segunda alteração: o horário de interdição do elevado passou a ser das 21h30 até as 6h de segunda a sábado e fechamento total aos domingos.

 

A terceira mudança veio em julho de 2015: a via passou a ser fechada às 15h dos sábados e ser reaberta só na segunda-feira.  

 

Leia também:
Fechar o Minhocão como teste por até um ano, defende Haddad
Prefeitura sanciona lei que cria Parque Minhocão em São Paulo
Central Park de NY vai ficar totalmente livre de carros


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário