Guarulhos, na Grande São Paulo, poderá ter um VLT

Prefeitura e Agência Francesa firmaram na manhã desta sexta (14) parceria para estudar a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na cidade

Notícias
 

Fonte: Guarulhos Hoje  |  Autor: Guarulhos Hoje  |  Postado em: 14 de dezembro de 2018

Franceses propõem uma linha de VLT em Guarulhos (S

Franceses propõem uma linha de VLT em Guarulhos (SP)

créditos: Railway Technology/ Reprodução

 

Um protocolo de cooperação para a implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade paulista de Guarulhos foi firmado na manhã desta sexta-feira (14), no Paço Municipal, pela Prefeitura e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). 

 

A intenção é de que ainda no primeiro trimestre de 2019, a AFD e os técnicos da Prefeitura apresentem um estudo de pré-viabilidade do VLT em Guarulhos. Eles pretendem identificar nos próximos meses os principais corredores de alto tráfego do município, a relevância de um sistema de transporte em via exclusiva para atender aos problemas de mobilidade e de acessibilidade da cidade. O estudo deve mostrar também um primeiro traçado possível, entre outras ações.

 

“A assinatura desse acordo é fundamental para que Guarulhos possa avançar na área de mobilidade urbana. Acredito que este estudo trará uma solução importante para nossa cidade e, por isso, vamos trabalhar muito juntos”, comentou o prefeito Guti (PSB).

 

A AFD é o banco de desenvolvimento público inclusivo da França, comprometido em financiar e prestar assistência técnica a projetos que melhorem o cotidiano em países em desenvolvimento. 

 

O responsável pela aproximação do município com a AFD em reuniões no Brasil e na Europa, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação Rodrigo Barros, destacou: “Já havíamos iniciado uma conversa sobre temas como cidades inteligentes e um estudo sobre o Parque Tecnológico. E hoje celebramos uma parceria para o estudo do VLT”.

 

Sobre o acordo, o diretor da Regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange, anunciou que o banco francês “planeja trazer alguns de seus peritos já no início do ano que vem", para discutir possibilidades de financiamento e iniciar os trabalhos.  

 

Leia também:
Trem expresso do centro de SP ao aeroporto de Guarulhos inicia hoje
Um VLT na Grande São Paulo, sugere a CPTM
Expresso da Luz para Cumbica custará R$ 8
Trem para Cumbica entra em operação assistida no dia 31
Comitiva do governo francês conhece projetos de mobilidade
Paris amplia sua mais movimentada linha de VLT




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Michell - 19 de Fevereiro de 2019 às 09:33 Positivo 1 Negativo 0

Enquanto isso, o governo vai implantar a Linha 14 - Ônix da CPTM ligando do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo até o bairro Guarulhense de Pimentas

Michell - 19 de Fevereiro de 2019 às 09:08 Positivo 1 Negativo 0

Enquanto isso, o governo vai implantar a Linha 14 - Ônix da CPTM do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de SP até o Centro de São José dos Campos, no Cone Leste Paulista

Clique aqui e deixe seu comentário