Em BH, mais tempo para atravessar

Quase 200 semáforos na área central da capital mineira foram reprogramados com ciclo mais constante e alguns segundos a mais para a travessia do pedestre

Notícias
 

Fonte: O Tempo  |  Autor: Clarisse Souza/ O Tempo  |  Postado em: 12 de fevereiro de 2019

0,9 m/s de tempo é mais do que o recomendado pelo

0,9 m/s de tempo é mais do que o recomendado pelo Denatran

créditos: Leo Fontes/ O Tempo


O abre e fecha dos semáforos está mais constante em alguns pontos da capital mineira. É que 192 sinais em cruzamentos da área hospitalar, das praças da Estação, Sete e Raul Soares e das avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado tiveram a redução de tempo do ciclo, ou seja, a volta completa – vermelho, amarelo e verde. 

 

O objetivo de abrir e fechar os sinais mais vezes, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) é dar mais oportunidades de travessia aos pedestres, que ganharam mais tempo para percorrer o caminho entre as calçadas. 

 

As mudanças na programação semafórica – que devem atingir 350 cruzamentos da área central até o fim de 2020 – são aprovadas por quem circula a pé. Ainda assim, para alguns a medida também levanta dúvidas sobre os impactos na fluidez do trânsito. 

 

Desde dezembro de 2018, a BHTrans adotou o cálculo de 0,9 m/s (metro por segundo) para as travessias nesses cruzamentos, enquanto o número recomendado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é de 1,2 m/s. A empresa afirma que a alteração “proporciona uma travessia com mais conforto e segurança, pois permite maior tempo de verde”.

 

Tempo maior

Cadeirante, o vendedor ambulante Ricardo Fernandes, de 47 anos, apoia a iniciativa, mas acredita que ainda há o que melhorar. “O tempo (para atravessar) tinha de ser maior. Eu ainda consigo guiar minha cadeira com mais facilidade, mas tem gente que não consegue”, observa o vendedor, que circula sempre pela área hospitalar.

 

Já o taxista Daniel Jeremias Leite, de 46 anos, vê com ceticismo a nova programação dos sinais. “Com certeza, vai provocar congestionamento, porque BH não tem semáforo sincronizado. O trânsito aqui é cheio de pegadinhas”, reclama o taxista.

 

Para a BHTrans, não há risco de congestionamento

Ao comentar a medida benéfica ao pedestre, que ganhou mais tempo para atravessar em 192 cruzamentos da capital, o especialista em engenharia de transportes e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Nilson Nunes acredita que a BHTrans possa piorar as condições para o tráfego de veículos nas principais vias da capital. “Ao se aumentar o tempo de travessia para o pedestre, seguramente os veículos vão ficar mais tempo parados. O problema é que eles ficam sempre trabalhando na remediação do que não tem remédio”, avalia Nunes. 

 

A empresa, por outro lado, garante que, “com o ciclo reduzido, o tempo de espera será menor para os veículos” e não há risco de congestionamento em função da nova programação.

 

Para o professor da UFMG, uma solução para evitar nó no trânsito é o investimento no transporte coletivo. “A gente precisa olhar para outros países, para aquilo que dá certo”, sugere.

 

Os semáforos de Belo Horizonte são objeto de revisões contínuas. Segundo a BHTrans, a programação semafórica é dinâmica e pode ser alterada por causa de eventos temporários e acidentes.

 

Idosos

Ao adotar o cálculo de 0,9 m/s para a travessia de pedestres, a BHTrans afirma que um dos fatores levados em consideração foi o aumento do número de idosos, que têm mais dificuldade de locomoção. Com o novo parâmetro, um pedestre que precisava percorrer uma via de 20 metros de largura em 16,6 segundos, agora pode fazer o mesmo trajeto em 22,2 segundos.

 

Leia também:
Carros parados nas ruas de BH dariam mais 65 praças da Liberdade
Belo Horizonte faz ajuste em padrão de calçadas
Mobilidade ainda não é prioridade em BH, aponta relatório
Sincronizar semáforos: solução para os congestionamentos?
BH já dispõe de 11 semáforos de pedestre com dispositivo sonoro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário