Fortaleza lança app para denúncia de assédio no transporte

O botão "Nina" passa a funcionar no aplicativo "Meu Ônibus". A ideia é agilizar as denúncias de casos de assédio sexual no transporte coletivo fortalezense

Notícias
 

Fonte: Guilherme Tampieri / Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de março de 2019

Nina: assédio não é passageiro

Nina: assédio não é passageiro

créditos: Reprodução InoveMob


A Prefeitura de Fortaleza lança nesta quinta-feira (7/03), às 14h, a campanha Respeito Coletivo e a ferramenta virtual Nina, aplicativo para facilitar a denúncia de casos de assédio sexual ocorridos no transporte coletivo. A iniciativa faz parte das primeiras ações do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público, que tem o objetivo de incentivar a denúncia, coibir o assédio, gerar informação e conscientizar a população.

 

Botão de denúncia
Criado pela pernambucana Simony César, o Nina foi inicialmente pensado para operar no campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde Simony estudava. O recurso chegou a Fortaleza por meio do Desafio Inovemob, promovido pela WRI Brasil e Toyota Mobility Foundation e foi então adotado pela Prefeitura

A ferramenta Nina já está disponível para quem tem o aplicativo Meu Ônibus atualizado. Nos últimos dias, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o app estava sendo testado, por isso alguns usuários começaram a ver o botão na tela inicial.

 

O projeto envolve a articulação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Coordenadoria de Participação Social, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza e a Delegacia da Mulher.

 

Prevê também o envolvimento da Casa da Mulher Brasileira, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. O botão Nina e a campanha serão lançados em entrevista coletiva com o prefeito Roberto Cláudio.

 

Leia também:
Economia da bicicleta ganha força em Fortaleza
Fortaleza: mortes no trânsito caem pelo quarto ano seguido
Prefeitura de Fortaleza inicia projeto de caminhabilidade
ITDP realiza o Mobilize Summit, em Fortaleza (CE)




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário