Curitiba quer construir mais 200 km de ciclovias até 2025

Anúncio foi dado pela Prefeitura; meta é chegar a uma malha cicloviária de 408 km. Previsão em 2019 é implantar 28,8 km de vias para bike integradas ao transporte público

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Hypeness  |  Postado em: 04 de abril de 2019

Projeção mostra Curitiba com a nova estrutura cicl

Projeção mostra Curitiba com a nova estrutura cicloviária

créditos: Ilustração:IPPUC

Uma boa notícia para os ciclistas curitibanos. Depois de testar um piso de ciclovia que gera energia, a cidade agora anuncia a ampliação da sua malha cicloviária. Até 2025, deverão ser instalados mais 200 km de ciclovias, ciclofaixas e outras vias para bicicletas.

 

O projeto é parte do Plano de Estrutura Cicloviária desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba. Segundo o documento, a meta é que a cidade atinja 408 km de vias para ciclistas, sempre privilegiando a integração dos diversos meios de transporte.

 

Mapa divulgado pela Prefeitura de Curitiba da ampliação da malha cicloviária em 2019

  

Espera-se que, assim, seja possível aliar a bicicleta ao uso de transporte público, tornando a locomoção na cidade mais eficiente. Como a iniciativa busca priorizar a integração entre os modais, os terminais de Tatuquara, Hauer e Campina do Siqueira passarão a contar com vestiários para e bicicletários com 108 vagas cada.

 

Projeção do IPPUC para as novas vias cicloviárias da capital paranaense

 

Para 2019, o objetivo é a instalação de 28,8 km de ciclovias, integrando o transporte a avenidas importantes, universidades e áreas com grande fluxo de pessoas. Após essa fase, a quantidade de vias destinadas à ciclomobilidade estará próxima da meta de 5% sugerida pela legislação.

 

Atualmente, Curitiba tem 208,5 km de estruturas cicloviárias, sendo quase metade do total é composto por calçadas compartilhadas. Ao final do projeto, as estruturas para bicicletas deverão corresponder a 8,5% da malha viária da cidade.

 

Leia também:
Nova ciclovia em Cuiabá. Só falta a sombra...
IPPUC divulga Plano Cicloviário para Curitiba
Curitiba inaugura neste sábado (22) mural sobre mobilidade urbana
As "duas calçadas" de Curitiba
Proposta de Plano Cicloviário para Curitiba (Out 2018)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário