Guarda Civil de São Paulo passa a usar patinetes

Doze patinetes foram doados à prefeitura paulistana para uso em patrulhamentos. Operação experimental foi iniciada hoje (26)

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Prefeitura de São Paulo/Edição Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de abril de 2019

Entrega dos patinetes, na sede da prefeitura

Entrega dos doze patinetes, na sede da prefeitura paulistana

créditos: Gildson de Souza/Secom

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM) iniciou nesta sexta-feira (26) o patrulhamento de pontos estratégicos da capital paulista com o uso de patinetes elétricos. 

 

Os veículos serão utilizados pela GCM durante a semana para o policiamento das avenidas Faria Lima e Paulista. Aos sábados e domingos, também serão usados para ajudar no patrulhamento do Elevado João Goulart (Minhocão). “São áreas de grande concentração desses veículos. A patinete é mais uma ferramenta de deslocamento do guarda, que com a sua presença tende a inibir a prática de crimes nessas localidades”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Oliveira.

 

O uso dos patinetes foi viabilizado com a doação de doze unidades, em regime de comodato, feita pela empresa Santa Mônica Mobility, operadora dos patinetes Grin. Segundo o prefeito Bruno Covas, a empresa se comprometeu a doar mais 30 veículos. A parceria, sem custos para a administração municipal, tem validade de 36 meses e os patinetes serão customizadas seguindo os padrões de cor, signos identificadores, acessórios de uso operacional e outras características próprias dos veículos utilizados pela Guarda Civil Metropolitana, segundo regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

 

Os equipamentos, ambientalmente sustentáveis, são de fácil recarregamento em tomada comum. O primeiro grupamento especializado, de 20 GCMs, foi capacitado na Academia de Formação em Segurança Urbana, onde receberam noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.


Leia também:
Yellow e Grin juntas: o casamento da bike com o patinete
Petrobras e Tembici lançam patinetes elétricos no Rio

Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
Patinete elétrico, a mobilidade lúdica


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário