Sábado (4) tem Jane's Walk!

Organizações de todo o mundo realizam o evento Jane's Walk neste sábado (4). Em São Paulo, o grupo Calçada SP organiza uma visita aos passeios da região central

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de abril de 2019

Jane's Walk Calçada SP
créditos: Calçada SP

Neste sábado, 4 de maio, a ativista e urbanista Jane Jacobs completaria 103 anos. Jornalista e, escritora, ela se tornou a líder de uma resistência incomum contra as novas avenidas e planos urbanos propostos nos anos 1950 pelo engenheiro Robert Moses na cidade de Nova York. Desse ativismo nasceu o livro A morte e a vida nas grandes cidades americanas (Martins Fontes Editora), leitura obrigatória para quem pretenda entender as cidades contemporâneas, suas crises e seus desafios para o futuro. 

 

Assim, todos os anos, em todas as partes do mundo, pessoas organizam as Jane's Walks, caminhadas coletivas para falar sobre calçadas, cidades, pessoas e coisas comuns na vida urbana. São festivais para estimular o hábito da caminhada nas cidades. Neste ano, em São Paulo, a ação está sendo preparada pelo grupo Calçada SP, dos publicitários Wans Spiess e Tony Nyenhuis. 

 

"Vamos sair da praça da República, passar pela avenida São Luís, Galeria Metrópole, Biblioteca Mário de Andrade, rua Avanhandava, e conhecer a calçada novíssima do Museu Judaico. O passeio terminará com um bate-papo na Praça Roosevelt", conta Wans Spiess, que preferiu não revelar as possíveis descobertas que o caminho poderá trazer.

 

Mas, um pouco das visões de Jane Jacobs estarão presentes na caminhada. "A ideia é mudar o olhar. Geralmente passamos por esses mesmo lugares de forma apressada, no máximo, olhando as pessoas, os edifícios. Vamos voltar os olhos para o chão, para as calçadas porque elas podem trazer muitas histórias, podem ensinar muita coisa a quem caminha", sugere a ativista do Calçada SP.

 

Calçada como Arte
Em 2014 Tony Nyenhuis caminhava pela rua e notou um pequeno pedaço de papel no chão, dobrado de tal forma a sugerir o perfil de um dinossauro. Decidiu fotografar o "achado" e a partir daí despertou para os milhares de detalhes presentes sob os pés dos caminhantes urbanos: os desenhos dos ladrilhos, das tampas de bueiros, as fissuras no concreto e até o formato dos buracos onde as pessoas tropeçam. Parece maluquice, mas a atividade se tornou parte de seu cotidiano e de sua colega Wans. Surgiu daí o Calçada SP.

 


Wans Spiess e Tony Nyenhuis, do Calçada SP Foto: Arquivo pessoal

"Nós somos comunicadores e se ficarmos mostrando apenas o lado negativo da vida, estaremos estimulando uma postura pessimista sobre a vida urbana. Ante tantos problemas nas ruas, decidimos orientar nosso olhar para as pequenas belezas escondidas nas fraturas do piso, nos cantos. Buscamos olhar o cenário e mostrar as luzes, a esperança. Claro que também fotografamos as coisas pesadas, o lixo caído no chão. Mas, mesmo no lixo, é possível achar uma bituca de cigarro tingida pelo vermelho de um batom e imaginar uma história. Procuramos as coisas que nos abram possibilidades poéticas", completa Wans. Veja mais sobre o Calçada SP em https://www.instagram.com/calcadasp/
 

Quer participar da Jane's Walk de São Paulo?
Então anote: o encontro vai ser no sábado, 4 de maio, às 11h no posto de informações turísticas da Praça da República. Importante: faça sua inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/janes-walk-sao-paulo-2019---calcada-e-arte__510001
Duração prevista:  40min de caminhada
Mapa do percurso em: http://bit.ly/calçadaarte

 

Também tem Jane's Walk no Rio de Janeiro
Sábado (4)
10h: Copacabana para pessoas - o dia a dia do bairro e seus segredos
15h30: E se a rua fosse nossa? O pedestre no centro da rua (Centro)

Domingo (5)
10h: Caminhada histórica pelo bairro de Campo Grande
10h: Caminhando por Laranjeiras
10h30: Lapa de dia - Do Campo Santana à Praça Paris (Lapa)

Informações na página https://www.facebook.com/janeswalkrio/



Jane's Walk em Porto Alegre (RS)
Esse ano será realizada a terceira semana de atividades ligadas aos temas do urbanismo, promovida pelo coletivo TransLAB.URB, mais uma vez celebrando o poder transformador que as caminhadas podem ter, juntos à comunidade internacional das Jane's Walk, nos dias 3, 4 e 5 de Maio. Informações em https://translaburb.cc/2-Jane-s-Walk-PoA



Jane's Walk em Chapecó (SC)
E neste ano a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, realiza o seu 1º Festival Jane's Walk. A caminhada está sendo organizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó, que está cadastrado como organizador do evento no site mundial do festival janeswallk.org. Para saber mais, acesse o facebook (clique). 


Jane's Walk em Recife (PE)
La na capital pernambucana, a caminhada acontece no dia 4 (sábado), no bairro Graças, à noite, para pedir melhorias na iluminação das calçadas do local. Informações no facebook (clique).
 

 

Leia também:
As mulheres e as cidades
Livro de ensaios sobre Jane Jacobs lançado em SP
Calçadas do Recife são barreiras para cadeirantes
Campanha quer melhorar acesso às calçadas de Aracaju
Calçada: O primeiro degrau da cidadania urbana
"Calçada Cilada chega à 6ª edição"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário