"Calçada Cilada chega à 6ª edição"

Campanha terá atividades práticas e educativas para facilitar o diálogo entre sociedade, poder público e setor privado para a melhoria de calçadas. Ações ocorrem em abril

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Calçada Cilada  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de abril de 2019

Calçada Cilada
créditos: Divulgação Corrida Amiga


Já começou a sexta edição da Calçada Cilada, iniciativa desenvolvida pelo Instituto Corrida Amiga, de São Paulo, com o apoio de organizações parceiras nas regiões sudeste, centro-oeste, sul e nordeste do Brasil.
A campanha envolve fiscalização de calçadas e promoção de atividades variadas em torno da mobilidade a pé, durante abril. O objetivo central é engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis de forma efetiva.

 

Calçadas são o nosso primeiro contato com o espaço público, afirma a gestora ambiental Silvia Stuchi, coordenadora da campanha: “Em algum momento do dia, todos somos pedestres e temos que usar as calçadas. Dessa forma, é vital ressaltar o caráter propositivo da campanha que permeia também a saúde, segurança e a mobilidade da população”, afirma. As atividades do Calçada Cilada a visam dialogar com o poder público e ampliar o alcance. “O intuito é de conscientizar e articular a questão para sensibilizar a sociedade brasileira”, complementa. Na edição de 2018, participaram 23 municípios de onze estados, por meio de 30 organizações e coletivos autônomos.

 

A ideia da campanha, explica Silvia, é registrar em fotos e informações breves as condições de calçadas, em qualquer cidade do país, mas especialmente em locais com grande fluxo elevado de pedestres. "Um dos principais objetivos é mobilizar pessoas e cidades no Brasil para destacar e discutir a qualidade das calçadas e o impacto na saúde, segurança e mobilidade dos cidadãos", conta a ativista.

 

Ao final, com os dados levantados, os organizadores pretendem acionar empresas e poder público para a necessidade de cumprir a acessibilidade universal prevista na lei 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão.

 

Além de registrar os problemas encontrados nas calçadas, a campanha também vai promover eventos para conscientizar e orientar a população sobre o que é uma boa calçada.

 

Como participar:
# Baixe o aplicativo Colab, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS e cadastre-se;
# Clique em mais (+) para fiscalizar um problema;
# Faça foto da calçada cilada;
# Selecione a categoria correspondente ao problema fiscalizado, por ex. “Calçada Irregular”;
# Confira o endereço da fiscalização;
# Descreva o problema dessa calçada, coloque na descrição a hashtag #cilada e, por fim, clique em “Publicar”.

 

Pessoas, escolas e empresas que tiverem interesse em apoiar as ações ou promover atividades em outras cidades devem entrar em contato pelo e-mail contato@corridaamiga.org ou acessar o site corridaamiga.org

 

Leia também:
Porto Alegre: 1,8 mil calçadas têm problemas no Centro
Burrices Urbanas, a nova seção do Mobilize
SP lança novas metas de calçadas, transporte público e ciclovias
Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário