Calçada Cilada: campanha vai até hoje (31). Participe!

Ainda dá tempo de participar! Indique as ciladas que estão nas calçadas de seu caminho...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 30 de julho de 2020

Pequenas imperfeições já podem causar acidentes

Calçada do Instituto Pasteur, em SP: pequenas armadilhas

créditos: Mobilize Brasil/Calçadas do Brasil


Ir a pé é o modo mais saudável e natural de transporte urbano: não polui o meio ambiente, não gera ruído e promove uma atividade física acessível a todos.

 

Ou melhor, a quase todos. Idosos, pessoas com deficiência, crianças e mesmo mães com carrinhos de bebê não conseguem circular pelas cidades brasileiras simplesmente pela falta de calçadas transitáveis, faixas e semáforos de pedestres. Assim, boa parte das saídas de carro nas cidades que são viagens curtas, de menos de 2,5 km, poderiam ser feitas a pé, desde que as cidades "convidassem" os pedestres a pôr os pés no chão...

 

Por isso, desde 2012, a organização Corrida Amiga realiza anualmente a ação Calçada Cilada, que é um esforço coletivo para registrar problemas enfrentados pelos pedestres em suas cidades.  

 

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a campanha Calçada Cilada adotou a estratégia de mapear as condições no entorno de estabelecimentos de saúde: hospitais, unidades de saúde, clínicas e outros estabelecimentos desse segmento.

 

A campanha já reuniu mais de 700 "ciladas" em mais de cem cidades do Brasil e segue até esta sexta-feira (31), por meio do aplicativo Colab.re, que permite o registro das condições encontradas em cada local, além de fotos das calçadas.

 

Para saber mais e integrar-se à campanha, acesse o site corridaamiga.org/campanhas/calcada-cilada, ou preencha o formulário disponível no link Calçada Cilada 2020 - Articulação BrasilDúvidas pode ser encaminhadas também ao email contato@corridaamiga.org 

 

 

Leia também:
Mobifilm abre inscrições para sua edição 2020
Boletim Mobilize #132: o Mapa Calçadas do Brasil
Prefeitura do Rio determina volta de 100% da frota de ônibus
Chineses vão construir primeira linha de metrô de Bogotá
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário