Obra de estação para trem de "ultra-alta velocidade" é iniciada no Japão

Estação de trem de levitação magnética em Kanagawa será construída 30m abaixo do solo, com duas plataformas e quatro faixas. Obra só deve ficar pronta em março de 2027

Notícias
 

Fonte: Portal Mie  |  Autor: Portal Mie  |  Postado em: 22 de novembro de 2019

Reportagem anuncia início de obra do maglev em Kan

Reportagem anuncia início de obra do maglev em Kanagawa

créditos: Reprodução/ NHK World

Nesta sexta-feira (22), representantes da Central Japan Railway Company, que opera os trens japoneses de levitação magnética, e autoridades municipais da região, participaram do lançamento de pedra fundamental para as obras de uma nova estação na província de Kanagawa. Trata-se da construção de uma das seis estações do serviço Maglev de trens de ultra-alta velocidade.  

 

A previsão é de que o serviço Maglev, entre Shinagawa (Tóquio) e Nagoia (Aichi), entre em operação em 2027, com as obras das estações concluídas até março daquele ano.

 

A nova estação em Kanagawa será subterrânea, implantada a 30 metros abaixo do solo, e terá duas plataformas e quatro faixas. Em Shinagawa e Nagoia, a construção de novas plataformas subterrâneas para trens maglev já está em andamento. O presidente da Central Japan Railway, Shin Kaneko, afirma que todos os esforços serão feitos para a conclusão mais rápida das obras, já que há grande expectativa de que os trens impulsionem a economia do Japão.

 

Maglev

Um maglev é um trem que levita alguns milímetros acima dos trilhos quando é propulsionado pelas forças do magnetismo, graças às características dos supercondutores usados no sistema. No Japão já existem algumas linhas de maglevs, com velocidades de operação acima dos 500 km/h. No Brasil, há uma linha experimental desenvolvida desde o final dos anos 1990 pela Coppe/UFRJ. 

 

Leia também:
Trem-bala em teste no Japão chegará a 400 km por hora
França lança projeto polêmico de trem rápido entre Paris e aeroporto
Trem-bala em teste no Japão chegará a 400 km por hora
Hyperloop: uma nova forma de transporte?
Trem de levitação magnética da UFRJ aguarda certificação


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário