Sai edital para apoio a 16 projetos de mobilidade por bicicleta

Divulgada hoje (23) a iniciativa do Itaú Unibanco que inclui 16 projetos educativos, de várias regiões, que promovem mobilidade urbana por meio da bicicleta

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Itaú Unibanco  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de março de 2020

Ações educativas de mobilidade ativa por bike rece

Ações educativas de mobilidade ativa por bike recebem apoio

créditos: Rodrigo Fortes/Reprodução

A lista com 16 projetos selecionados para o Edital de Mobilidade 2020 do Itaú Unibanco foi divulgada nesta segunda-feira (23). A iniciativa tem o objetivo de apoiar ações educativas para o uso da bike como modal de transporte ativo, e que tragam soluções para uma mudança cultural e de conscientização da sociedade. 

 

Para a seleção, os projetos inscritos deveriam ser gratuitos para o público-alvo e realizados em espaços abertos a esse público. A partir desses critérios, foram escolhidos 16 iniciativas, de várias regiões do país, para dividir o investimento total de R$ 500 mil. São eles:

 

- A bicicleta como instrumento pedagógico no desenvolvimento da consciência cidadã (Associação Renovar - Alfenas-MG): Promove oficinas em escolas públicas para alunos do ensino fundamental, desenvolvendo uma metodologia para ser aplicada em outras escolas. 

 

- Projeto de Integração Cicloviária entre a Ilha do Governador, entorno da Maré e o Complexo do Alemão (Engenheiros Sem Fronteiras - RJ): Fomenta a promoção da bicicleta em regiões periféricas do Rio de Janeiro, desenvolvendo o projeto já existente para integrar mais bairros. 

 

- Dê um rolê em Contagem (Associação Move Cultura - Contagem-MG): Visa ensinar a comunidade a pedalar, com metodologia do programa Bike Anjo, por meio de oficinas e pedaladas. 

 

- APAExonados por Bike (APAE - Franca-SP): Tem por objetivo ensinar os pacientes da APAE (pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social) a andar de bike, com oficinas e pedalada.

 

- Rodinha Zero (Aromeiazero - São Paulo): Visa ensinar crianças de 6 a 11 anos de escolas públicas a pedalar, e conscientizar professores para criação de polos de fomento à bicicleta.

 

- Comunidades escolares que pedalam (Ciclocidade - São Paulo): Promove oficinas em escolas próximas a estações de trem, para incentivar a intermodalidade. 

 

- Mermã, bora pedalar! Meninas e Mulheres ocupando a cidade (Coletivo Pedal das Minas - São Luis-MA): Incentiva promoção do uso da bicicleta para mulheres do bairro Cohatrac, em situação de vulnerabilidade social. 

 

- Ninguém me segura com mobilidade segura (José Luiz de Araujo - Ribeirão Preto-SP): Oferece atividades educativas para ciclistas, aulas em praças, produção de cartilhas e pedaladas. Tem também como objetivo a construção de um Fórum de Mobilidade na cidade.

 

- Bicicleta, território e empoderamento social (Lucas Bravo Rosin - São Paulo): Promove aulas para difusão da “ciclocidadania” no bairro da Vila Prudente para formar multiplicadores de conhecimento, envolvendo moradores de favelas da região.

 

- Ciclo Educação Pedal Sonoro (Pedal Sonoro - Niterói-RJ): Incentiva a promoção da bicicleta e conscientização de ciclistas, com distribuição de cartilhas e oficinas em escolas e outros espaços públicos.

 

- Amazônia de Bike (Paulo Mil Homens - Santarém-PA): Promove uso seguro da bike, com encontros em praças e escolas e passeios ciclísticos. 

 

- Ciclismo Consciente (Cristina Campos da Fonseca - Belo Horizonte): Oferece oficinas para mulheres aprenderem a pedalar, na região Aglomerado da Serra (maior comunidade de Minas Gerais).

 

“A mobilidade urbana é uma das causas mais defendidas pelo banco, e queremos, com esse edital, apoiar projetos que realmente causem impacto positivo, promovendo antes de mais nada a educação para o melhor uso, consciente e sustentável, das diferentes modalidades de transporte”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. “A começar pelo uso consciente da bicicleta, um dos modais mais eficientes e sustentáveis”, conclui. 

 

O Itaú Unibanco, em parceria com a plataforma Prosas, deverá promover novos editais ainda em 2020, com as temáticas de Diversidade, Esporte e Idoso.

 

Leia também:
Lei regulamenta transporte de bens e serviços por bicicleta em SP
Design estratégico para a mobilidade urbana sustentável por bike em Porto Alegre
A bicicleta e a luta das mulheres por direitos iguais
Bicicletas e compostagem, um négócio 100% sustentável
Observatório da Bicicleta, a nova plataforma em defesa da bicicleta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário