Esplanadas reabrem maiores e em novos locais da cidade do Porto

Cidade portuguesa volta a liberar este tipo de espaço público, fechado em março. E amplia medida para uso de restaurantes e até estacionamentos, como estímulo à economia

Notícias
 

Fonte: JN  |  Autor: Tiago Rodrigues/ Mobilize (edição)  |  Postado em: 12 de maio de 2020

Esplanadas desertas desde 13 de março, no Porto

Esplanadas desertas desde 13 de março, no Porto

créditos: Miguel Nogueira/ Câmara do Porto

A partir da semana que vem, a cidade do Porto, em Portugal, vai reabrir suas esplanadas, fechadas desde 13 de março, à população. Este tipo de espaço público, que reúne atrativos como mesas, floreiras e outros elementos urbanísticos, e que atrai um grande número de pessoas, no período agora de fim de isolamento do coronavírus, volta a ser estimulado pela municipalidade, com novas regras. 

 

Agora, estabelecimentos como estacionamentos e praças, largos e pracinhas, onde antes não se permitia a instalação de mesas e outros elementos que caracterizam uma esplanada, serão autorizados a criar áreas como essas, mais amplas e de convivência.

 

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto informa que "está a ultimar um programa específico para a flexibilização e alteração das regras de ocupação do espaço público com esplanadas, para apoiar restaurantes, cafés, pastelarias, entre outros estabelecimentos (...) a superar as restrições impostas à redução para 50% da lotação no interior destes espaços", durante o período de isolamento social da pandemia do coronavírus. 

 

Segundo as autoridades, as medidas, que passam a valer a partir da próxima semana e ficam em vigor até o final do ano, "servem como incentivo econômico ao atual momento de crise, e têm 'caráter excepcional e provisório'". 

 

Mais esplanadas

O aumento das áreas permitidas para instalação de esplanadas é a primeira medida de um regime especial definido pela Câmara. O aumento será válido tanto para as esplanadas existentes como para as novas que vierem a ser licenciadas.

 

A segunda medida da Câmara é a possibilidade de, "em alguns casos e mediante a aferição das condições de circulação e de segurança", utilizar lugares de estacionamento, com pisos adequados, para esplanadas. 

 

A terceira é a autorização para a instalação de esplanadas em praças, largos e pracetas onde até então não era permitida a modalidade. Essas instalações serão autorizadas para uso de restaurantes, bares, cafés ou similares, "ou de empreendimentos turísticos localizados nas proximidades, ainda que não estejam espacialmente contíguos".

 

Ainda segundo a regra da autarquia, será permitido manter uma via de acesso restrito entre o estabelecimento e a esplanada, apenas para circulação de clientes. 

 

Leia também:
Universidades holandesas discutem fim da pandemia
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas
Covid-19: Mapas mostram cidades abertas a pedestres e ciclistas
Carta aberta da Rede Urbanidade (DF) sugere nova mobilidade em Brasília
Nova York fechará 64 km de ruas para as pessoas caminharem


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário