Câmera no metrô baiano já mediu a temperatura de 70 mil usuários

Desse total, foram identificados 40 passageiros com temperatura igual ou superior a 37.8 °C. Quatro foram diagnosticados com o coronavírus

Notícias
 

Fonte: Governo do Estado  |  Autor: Governo do Estado  |  Postado em: 05 de junho de 2020

Câmeras medem temperatura e ajudam a combater a co

Câmeras medem temperatura e ajudam a combater a covid-19

créditos: Mateus Pereira/GovBA

Mais de 70 mil passageiros que passaram pelas estações de metrô da Lapa e Pirajá, em Salvador, tiveram suas temperaturas monitoradas entre a manhã de segunda-feira (1º) e às 19h desta quarta-feira (3). 

 

Destas, cerca de 40 pessoas apresentaram temperatura igual ou superior a 37.8 °C e foram testadas nas duas estações. Quatro delas tiveram resultado positivo para a covid-19, detectado por meio de testes rápidos. Os resultados dos exames coletados em PCR, que confirma a causa da infecção, estão em análise na Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

 

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) Eduardo Copello, o número de 70 mil monitoramentos é muito expressivo. “Os testes e as abordagens realizadas encontraram pessoas com o coronavírus, possibilitando o acesso delas aos Serviços de Saúde Pública e aos cuidados necessários. O serviço é muito importante para o combate da transmissão do coronavírus, assim como para o momento da retomada das atividades com maior segurança, pois o Metrô é um dos meios de transporte mais importantes de Salvador e Lauro de Freitas”.

 

Câmeras

As câmeras integradas ao monitoramento da temperatura foram sugeridas e adquiridas pela Sesab, implantadas pela CTB, com o apoio da CCR Metrô Bahia, que disponibiliza as salas de primeiros socorros das duas estações para abordagem dos passageiros com maior privacidade.

 

A partir da detecção do estado febril pelas câmeras, a equipe de agentes de saúde faz a abordagem dos possíveis passageiros contaminados com o coronavírus, e os encaminha para fazer o teste e as entrevistas de orientação.

 

Dezesseis colaboradores, entre técnicos de enfermagem e de informática, estão trabalhando na ação.

 

“A partir do teste, vamos expandir para outras estações. Além de proteger cada vez mais a população, estamos nos preparando para o mundo pós-pandemia, o chamado ‘novo normal’”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT), por meio de publicação no twitter.

 

Leia também:
Peso do trem indica o distanciamento social seguro na Inglaterra
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido
No DF, manifesto sugere mobilidade humanizada no pós-Covid 19
Na China, ônibus são higienizados com luz UV-C



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário