Transporte coletivo, agora limpo, sem apertos ou empurrões?

Adaptações necessárias ao pós-covid ainda são um desafio aos transportes coletivos. Mas, a lotação exagerada terá mesmo que ser evitada. Ouça o Expresso 4

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de junho de 2020

Metrô de Manila, nas Filipinas: assentos bloqueado

Metrô de Manila, nas Filipinas: assentos bloqueados


Pode parecer um sonho, mas os ônibus deveriam circular com no máximo 15 passageiros. E os trens, com trinta ou quarenta pessoas em cada vagão. Tudo para evitar o contágio pelo corona ou por outros futuros vírus, indicam as primeiras experiências em cidades que tentam voltar à normalidade.


Na edição 4 do Expresso, quando várias capitais brasileiras ensaiam uma saída talvez apressada da quarentena, discutimos os limites de lotação adotados por algumas cidades do mundo e também aqui de países vizinhos para seus ônibus e trens urbanos. Por enquanto, as cidades tentam adaptar-se ao novo momento com sabão, cloro, álcool, máscaras e campanhas educativas. E as mais inteligentes saíram caminhando e pedalando. 


O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São dezenas de conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo.


O Expresso ainda é uma experiência, realizada com recursos limitados e muito trabalho de nossa equipe. Um exemplo: como estamos "presos" em casa por conta da pandemia, uma parte da gravações foi realizada em um estúdio improvisado, dentro de um armário. Portanto, o Expresso está literalmente "saindo do armário". Aguardamos comentários e sugestões...


Ouça as quatro edições do Expresso:

Expresso #4

Expresso #3

Expresso #2

Expresso #1


Equipe:
 o  Expresso é produzido pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa. A partir da edição #2 contamos com a luxuosa colaboração da locutora Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura. 


Leia também:
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
Bicicleta e máscara: na pandemia, a melhor solução, diz Paulo Saldiva
Lições de mobilidade: o exemplo da China
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Ciclovia que acompanha trilhos da linha férrea é aprovada em Marília (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário