Recife reabre praias e parques, e volta com ciclofaixa de lazer

Medida foi anunciada pela Prefeitura nesta sexta-feira (19) e começa a valer amanhã, sábado. Governo diz que reavaliará decisão caso a contaminação pela covid-19 aumente

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de junho de 2020

Ciclofaixa de lazer, suspensa desde março, volta a

Ciclofaixa de lazer, suspensa desde março, volta a operar

créditos: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

A partir deste sábado (20), a prática de exercícios físicos individuais como corrida, caminhada e ciclismo poderá ser retomada pela população do Recife nas praias e parques da cidade. E, no domingo, também a ciclofaixa de lazer volta a vigorar nas principais vias da capital. O anúncio foi feito hoje (19) pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). 

 

Continuam proibidos o banho de mar e as aglomerações de pessoas, mesmo que em pequenos grupos. As pessoas deverão manter distanciamento físico umas das outras, usar máscaras e manter cuidados de higiene pessoal. 

 

A medida é considerada pelas autoridades como "um teste" e poderá ser suspensa a qualquer momento caso a pandemia volte a avançar na cidade. É o que diz a Prefeitura que afirma ainda que a decisão foi tomada após consideração das recomendações técnicas da plataforma D.A.D.O - parceria da prefeitura com o Porto Digital, estudos das equipes municipais de Saúde e a decisão do governo de Pernambuco em deixar as cidades livres para decidir sobre o assunto. 

 

Ciclofaixas

A ciclofaixa de lazer estava suspensa desde 22 de março. Já praias e parques foram fechados em 4 de abril. Para ajudar a fazer cumprir os vetos, a Prefeitura do Recife colocou agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Guarda Municipal nesses espaços, além de contar com auxílio da Polícia Militar (PM).

 

“Estamos com a maioria dos indicadores mostrando uma queda na velocidade e na pressão do sistema público de saúde. Em função disso estamos antecipando da fase amarela para a fase laranja as atividades físicas individuais ao ar livre, com todo o protocolo que a Secretaria de Saúde está determinando”, avalia Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e um dos responsáveis pela plataforma D.A.D.O.

 

A ciclofaixa de turismo e lazer volta com duas novidades: a ampliação do percurso, com mais rotas cicláveis, e o funcionamento também aos sábados, compreendendo assim todo o período de fim de semana - e não mais apenas domingos e feriados. Aos sábados, funcionará das 15h às 21h; já nos domingos, de 7h às 16h.

 

Quanto às novas faixas, a rota Oeste vai oferecer duas opções de roteiros aos ciclistas: uma seguindo por Afogados e outra levando até a Avenida Antônio Falcão, culminando na Avenida Boa Viagem. Já a rota Norte, que sai do Parque da Jaqueira, vai ganhar um trecho passando pelo Mercado da Encruzilhada, interligando os percursos exclusivos para bicicletas na região. A rota Sul permanece sem alterações.

 

"Serão cerca de 160 km de ciclovias e de ciclofaixas. Todas prontas para receber a população que queira caminhar, pedalar e desfrutar dos espaços públicos de nossa cidade com muita segurança”, descreve a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

 

Espaços públicos reabrem no Recife mas, diferentemente desta foto de 2019,  a regra agora é manter distanciamento físico. Foto: Inaldo Menezes/PCR

 

Leia também:
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos
Prefeitura de SP anuncia volta da ciclofaixa de lazer em 19 de julho
Vitória planeja ciclofaixas para a saída da pandemia
Três novas ciclofaixas serão implantadas no Recife em maio


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário