Ônibus em Florianópolis têm mais viagens para garantir distanciamento

Essa é uma das medidas adotadas pela Prefeitura da capital catarinense para aumentar a segurança dos passageiros no terceiro dia do retorno dos coletivos à cidade

Notícias
 

Fonte: ND+/ Prefeitura de Florianópolis  |  Autor: ND+  |  Postado em: 19 de junho de 2020

Ônibus voltam a circular, com normas de segurança

Ônibus voltam a circular, com normas de segurança

créditos: Leonardo Sousa/ PMF

Até o início da tarde desta sexta-feira (19), terceiro dia do retorno do transporte coletivo em Florianópolis, a Prefeitura da capital tinha mobilizado 22 viagens extras além das previstas normalmente nos itinerários dos veículos. 

 

A medida visa a garantir o cumprimento do distanciamento social durante o trajeto dos ônibus: são quatorze viagens a mais no Norte da Ilha, cinco para o Sul, uma para o Leste e duas para o Centro. O Tican (Terminal de Integração de Canasvieiras) é o local de maior demanda de passageiros durante o dia.

 

A aposentada Kátia da Rosa, de 51 anos, foi uma das pessoas que utilizou o transporte público na volta para casa, no bairro Ingleses, nesta sexta-feira. “Tive que vir ao Centro hoje para um exame que não podia adiar, pois fiz uma cirurgia no final do ano passado. Se não tivesse o ônibus teria que pagar muito por uma viagem em aplicativos de transporte individuais. A viagem de ida foi muito tranquila, todos usavam máscara, tinha álcool gel no veículo, o que me deixou mais tranquila para retornar agora com o transporte coletivo”, avaliou.

 

Ontem, no segundo dia da retomada do serviço, também foram disponibilizadas 22 viagens extras - ao todo, foram realizadas 5.300 viagens, com 27.355 passageiros. A maior demanda ocorreu nas primeiras horas, a partir das 5h, e ao longo do dia foi diminuindo. 

 

Na avaliação do prefeito da cidade, Gean Loureiro (sem partido), “a volta à atividade do transporte coletivo no município tem sido muito positiva, os usuários têm respeitado as normas, mantido o distanciamento social, usado máscaras e cumprido os protocolos de biossegurança estabelecidos". Segundo ele, foram poucas as ocorrências em que as regras não estavam sendo seguidas, e logo foram resolvidas. 

 

"Hoje Florianópolis virou uma referência em protocolo em transporte coletivo para todo o Brasil. E muitos nos questionam como estamos conseguindo. Isso é resultado de  uma equipe muito qualificada e uma  estrutura de inteligência. Analisamos cada linha, sua performance e matriz de risco, onde há mais movimento os ajustes são feitos imediatamente”, avalia o prefeito. 

 

Retorno

O transporte coletivo de Florianópolis voltou a operar na quarta-feira (17), com a nova tabela de horários. Nesse dia, foram registradas poucas viagens e feitas adequações em toda a atividade para que os usuários voltassem a usar o serviço em segurança. 

 

Pelo novo sistema, os ônibus só poderão circular de segunda a sexta-feira, e não poderão exceder a ocupação de 40% por veículo, por exemplo.

 

A fase de testes para a retomada do serviço deve se estender por até duas semanas. Caso a prefeitura avalie que a reabertura representa riscos à saúde pública, poderá suspender novamente a atividade. 

 

Biossegurança

A Prefeitura também exigiu uma série de normas de biossegurança para esse retorno. Uma das medidas, durante o período de preparação para a retomada da atividade, foi a testagem de todos os 1.500 colaboradores que trabalharão no setor.

 

Quem for utilizar o transporte público, alerta o município, deve atentar às normas de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara, antes mesmo do embarque, e também nos terminais. A administração municipal orienta ainda os usuários a evitarem aglomerações nos pontos de paradas e, se possível, a organizarem filas nesses locais. O contato com outras pessoas deve ser evitado, assim como conversar estando próximo à outra pessoa, já que o vírus circula facilmente pelo ar.

 

O ideal, informa a Secretaria Municipal de Saúde, é que o passageiro higienize suas mãos antes e depois de entrar no ônibus e evite qualquer tipo de contato com as estruturas dos veículos. Já no interior do ônibus, recomenda-se que o usuário dê preferência aos locais próximos das janelas, deixando livre os corredores para passagem das pessoas. Todas as janelas devem ser mantidas abertas mesmo em dias frios ou de chuva. Não é permitido se alimentar nos ônibus e nos terminais.

 

Normas de biossegurança no retorno do transporte coletivo em Florianópolis. Na imagem, o Terminal de Integração de Canasvieiras nesta sexta (19). Foto: PMF/Divulgação

 

Adesão ao check-in

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis, a adesão ao sistema que visa rastrear possíveis transmissões comunitárias da covid-19 entre os usuários no transporte coletivo tem sido expressiva. Apenas nesta sexta-feira (19), o check-in foi realizado por 18.932 passageiros. Até o momento, 52.064 pessoas se cadastraram na plataforma para habilitarem o check-in em viagens futuras.

 

De acordo com o relatório apresentado pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, não foram registrados casos de superlotação nos veículos e nenhuma ocorrência foi relatada à Guarda Municipal de Florianópolis. De modo geral, os passageiros têm seguidos as normas, mas foram registrados casos pontuais onde os cobradores tiveram de solicitar o uso correto da máscara para alguns usuários. Alguns passageiros também foram orientados a sentar em lugares separados.

 

O secretário de Mobilidade Urbana da cidade, Michel Mittmann, falou sobre os resultados da operação: “É um modelo que necessita de ajustes, claro, mas que nos dá uma base segura para aprimorarmos a operação conforme o aumento da demanda de passageiros. Aproveito para reforçar que a população use o transporte somente se for necessário, deixando os coletivos livres para os trabalhadores que realmente precisam”.

 

Leia também:
Recife reabre praias e parques, e volta com ciclofaixa de lazer
Google Maps lança recurso para evitar aglomeração no transporte público
Baixa oferta dificulta retomada do transporte público
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário