Acidentes com carro e moto crescem no Recife na reabertura da economia

Dados do Samu do Recife revelam aumento em atendimentos de urgência por acidentes de trânsito. Para o responsável do serviço, a cidade vem voltando ao "velho normal"

Notícias
 

Fonte: Folha de Pernambuco  |  Autor: Fabio Nóbrega  |  Postado em: 25 de junho de 2020

Ambulância no Recife: acidentes voltando ao

Ambulância no Recife: acidentes voltando ao "velho normal"

créditos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Com a reabertura gradual da economia no mês de junho, a cidade do Recife vem observando um aumento no número de acidentes de trânsito envolvendo carros e motos. Os dados são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital. 

 

Nos 22 primeiros dias de junho, foram contabilizados 188 acidentes com motos - o mesmo total de todo o mês de abril, quando as medidas de restrição por causa da pandemia de Covid-19 estavam em suas primeiras semanas. Antes da quarentena, em março, foram 248 registros.

 

Os acidentes com carros no Recife também apresentam aumento. Em junho, até o dia 22, foram 18 atendimentos feitos pelo Samu. Em maio, foram 23 e em abril, 13. Em março, o serviço contabilizou 35 ocorrências do tipo. 

 

Para o coordenador-geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, a cidade vem voltando aos índices considerados normais. “Com a pandemia, houve uma diminuição da circulação de pessoas, carros e motos e tivemos uma queda substancial dos acidentes. Os acidentes de trânsito correspondem a cerca de 30% a 35% do atendimento do Samu. Chegamos ao menor nível durante a pandemia, com 8%. Estamos voltando ao 'velho normal' do Samu, enquanto vivemos o 'novo normal' por conta da Covid”, explica.

 

A Prefeitura do Recife usa os dados de atendimentos do Samu para traçar as estratégias de abertura, uma vez que esses números dão um panorama da situação de saúde na cidade. Segundo Gomes, caso os números de chamados subam muito, podem ser usados para a implantação de uma nova quarentena ou suspensão de serviços já reabertos.

 

Veja os dados de acidentes de trânsito no Recife, segundo o Samu. Os números de junho são de até dia 22.

 

 

Leia também:
Câmara aprova texto-base para mudar o Código de Trânsito Brasileiro
Devido à pandemia, IBGE antecipa dados de pesquisa sobre mobilidade
Menos trânsito, menos acidentes, mais hospitais livres!
Fiscalização pode zerar acidentes e desafogar hospitais para a covid-19

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário