Bicicleta para Futuros Possíveis em Vitória (ES)

Coletivo Pedalamente realiza campanha para promover a bicicleta na capital capixaba e enfrentar a pandemia da Covid-19

Notícias
 

Fonte: Coletivo Pedalamente/Mobilize Brasil  |  Autor: Coletivo Pedalamente  |  Postado em: 22 de julho de 2020

Ciclovia da avenida Leitão da Silva, em Vitória

Ciclovia da avenida Leitão da Silva, em Vitória

créditos: Prefeitura de Vitória


A Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis está sendo coordenada nacionalmente pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e está sendo desenvolvida em diversas outras cidades brasileiras.O Coletivo Pedalamente inicia a Campanha em Vitória com o objetivo de apresentar as vantagens do uso da bicicleta como meio de transporte e requerer ao município que adote medidas para melhorar as condições de uso durante e após a pandemia provocada pelo novo coronavírus.


Apesar do transporte coletivo ser um meio social e ambientalmente eficiente, neste momento a modalidade oferece maiores riscos de contaminação, problema intensificado pelo fato de o serviço prestado no município ser precário. Além disso, o uso do automóvel particular gera trânsito, polui o meio ambiente e não é acessível a todas as pessoas. Por isto, a bicicleta se apresenta como um modo seguro, prático, barato e que, além de tudo, permite a prática de exercícios físicos durante os deslocamentos.


Tais vantagens têm sido reconhecidas por diversas cidades importantes no mundo (tais como Nova York, Paris, Milão e Bogotá), que já iniciaram a construção de vias preferenciais para a bicicleta, além de outras formas de incentivo. E, mais importante ainda, a Organização Mundial  da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) Habitat recomendam que os agentes públicos invistam em bicicleta para melhorar a saúde pública.


Entretanto, para que a bicicleta seja usada com segurança e conforto por todas as pessoas, são necessárias muitas melhorias na infraestrutura de mobilidade urbana, além de políticas educativas e fiscalizatórias.


Para cobrar do município a aplicação de medidas públicas que favoreçam o uso da bicicleta, o Coletivo Pedalamente estará mobilizando a sociedade e elaborando propostas para serem entregues às secretarias competentes da Prefeitura Municipal de Vitória e a Câmara de Vereadores.


Yasmin Boni Rodrighes, do Coletivo Pedalamente, comenta que “além de entender a bicicleta como lazer, para nós a bicicleta é pautada como alternativa para os meios de transporte motorizados. Não só no cenário pré-pandêmico mas durante a pandemia e no pós pandemia o uso da bicicleta é urgente. Também tentamos cobrar do poder público que faça investimentos na infraestrutura cicloviária para circular permitir a circulação na cidade com segurança e comodidade, entendendo que a bicicleta também é um agente político no trânsito. Isso é mais verdade pensando na relação com os demais indivíduos que estão transitando pela cidade, pensando na relação de cuidado e respeito com o meio ambiente e pensando na nossa própria saúde”.

 

Daniela Rodrigues, também do Coletivo Pedalamente aponta: "...O foco seria exatamente o Plano de Mobilidade Urbana, com visões técnicas, com visões de mobilidade ativa, com reforma de todas as calçadas porque também não atendem à calçada cidadã. A nossa cidade não é acessível. Não é acessível para ciclista, não é acessível para pessoas com deficiência” 


 


Pedalamente
O Coletivo Pedalamente é um movimento auto organizado e auto gerido coletivamente que visa incentivar o debate e trazer novas perspectivas sobre mobilidade urbana. Subvertendo a lógica de trânsito que impõe uma ditadura motorizada pelas cidades da Grande Vitória. O Pedalamente se constitui como um movimento político de construção e de fomento da participação popular, garantindo o direito à cidade a todas/os pedestres, skatistas, patinadores, ciclistas, motoristas e demais componentes da malha urbana.


Quebrando os paradigmas e mostrando que a bicicleta não é somente uma forma de lazer mas também uma ferramenta de transformação social, o Peladamente pensa e executa ações provocando discussões e intervenções sobre direitos e deveres das/os ciclistas. Desta forma facilitando o convívio entre os modais e priorizando o transporte ativo, a acessibilidade, a independência, a segurança, o pensamento crítico, o respeito, a emancipação e a liberdade.

 

Saiba mais:
Instagram: @coletivopedalamente
Facebook: Coletivo Pedalamente 

Campanha nacional: 
https://uniaodeciclistas.org.br/futuros-possiveis/

 

Leia também:
Pandemia fez avançar ciclorrotas em Vitória
Bicicletas compartilhadas voltam a funcionar em Vitória
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
O ciclista do "novo normal" já existe; a cidade é que terá de mudar
Ciclistas e pedestres nas eleições de 2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário