Bicicletar de Fortaleza dobra número de estações implantadas até 2019

Com 8 novas estações abertas nesta sexta-feira (4), sistema de bikes compartilhadas da capital do CE chega a 162 estações, e expande equipamentos para os bairros

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2020

Bicicletar: Estação 168, na Universidade Estadual

Bicicletar: Estação 168, na Universidade Estadual do Ceará

créditos: Divulgação

O programa de compartilhamento de bicicletas de Fortaleza, o Bicicletar, inaugura nesta sexta-feira (4) oito novas estações do sistema, e chega pela primeira vez aos bairros Itaperi, Serrinha, Itaoca e Demócrito Rocha, na Regional IV da capital. 

 

Recentemente, com outras novas estações também implantadas pela Prefeitura nos bairros Panamericano e Montese, o sistema alcançou a implantação de 162 estações, número que representa pouco mais que o dobro dos equipamentos disponíveis até o final de 2019, quando totalizava 80 estações.

 

Segundo a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), que desenvolve o Bicicletar, essa expansão para novas regiões da cidade faz com que o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza possa ser considerado o maior do Brasil em número de estações por habitante, e o terceiro em números absolutos, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo. 

 

Além de ampliar sua área de atendimento, o novo modelo em implantação pretende trazer mais conforto aos usuários, com estações maiores e mais vagas para bicicletas. Entre as melhorias que foram incorporadas ao sistema, estão câmeras de videomonitoramento e alarme sonoro nas estações, botões individuais para solicitar conserto de bicicletas, escolha de bicicleta a partir da modalidade Bilhete Único, monitoramento de bikes por GPS e central de atendimento gratuito por telefone. 

 

Expansão 

A expansão do sistema deve continuar se estendendo a bairros das Regionais II, III, IV e VI. Neste ano, também já chegou ao corredor Oeste de Fortaleza, com estações implantadas do Centro até as Regionais I e III.

 

Segundo a Prefeitura, de janeiro até agora, já foram implantadas 82 das 130 novas estações previstas até o final de 2020, quando o sistema passará a contar com um total de 210 estações, ampliação superior a 160%.

 

Até o momento, o Bicicletar já possibilitou a realização de 3.181.244 viagens e o sistema conta com mais de 260 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único. O sistema apresenta maior procura em dias úteis, sendo que, após sua consolidação, já verificou uma média de 2.600 viagens em dias úteis e, aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia.

 

As novas estações

159 – Praça Mauá (Rua Guanabara, oposto ao número 580, quase esquina com a Rua Piauí)

160 – Lavanderia Lourdes Ary (Rua Pernambuco, 595)

162 – IMPARH (Rua Irmã Bazet, 30)

164 – Igreja N. S. Aparecida (Rua Aquiles Boris X Rua Isaie Boris)

165 – VLT Montese (Rua Antônio Fiúza, 568)

166 – Gov. João Carlos (Rua Galileu X Rua Gov. João Carlos)

167 – Credlar - Silas Munguba (Rua Afonso Lopes, 161 - esquina com Av. Dr. Silas Munguba) 

168 – UECE (Av. Dr. Silas Munguba, 1700 - próximo à entrada do Campus do Itaperi)

 

As 80 estações do Bicicletar implantadas até final do ano passado eram e continuam sendo patrocinadas pela Unimed Fortaleza. Já os 130 novos equipamentos que estão sendo implantados ao longo deste ano são custeados com recursos municipais oriundos da arrecadação da Zona Azul. A empresa Serttel permanece como operadora e responsável pela manutenção técnica nos equipamentos.

 

O Bicicletar pode ser utilizado gratuitamente para quem utiliza Bilhete Único em viagens de até 1 hora, de segunda a sábado, ou 1h30m aos domingos e feriados. Podem ser feitas gratuitamente quantas viagens quiser de até 1 hora (segunda a sábado) e até 90 min (domingos e feriados), desde que sejam realizadas com intervalos de pelo menos 15 min entre si. 

 

Clique aqui para ver o mapa das estações do Bicicletar

 

Leia também:
Fortaleza quer se tornar uma cidade 100% ciclável; veja como
Prefeitura de Fortaleza ultrapassa os 300 km de malha cicloviária
Fortaleza entrega sete novas estações do Bicicletar. E quer chegar a 210


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário