Prefeitura de Fortaleza ultrapassa os 300 km de malha cicloviária

Capital cearense investe na mobilidade por bicicleta: entre maio/julho foram 13 km de novas infraestruturas, e mais 18 km estão previstos para até agosto

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Fortaleza  |  Postado em: 20 de julho de 2020

Av. Coronel Carvalho, que recebeu 3,7 km de ciclof

Av. Coronel Carvalho, que recebeu 3,7 km de ciclofaixas

créditos: PMF/ Divulgação

Com a implantação de novas ciclofaixas nos dois últimos meses, a prefeitura de Fortaleza retoma a construção de sua rede cicloviária, interrompida após o surgimento da pandemia de covid-19, e já ultrapassa a marca de 300 km de infraestrutura para bicicletas. 

 

No período de maio a julho, foram implantadas 13 km de novas infraestruturas cicloviárias. Segundo a prefeitura, com esse acréscimo, a capital totaliza 300,4 km de rede cicloviária. 

 

Nessa conta, são 179,7 km de ciclofaixas, 111,1 km de ciclovias, 9,4 km de ciclorrotas e 0,2 km de passeio compartilhado. Somente no período da atual gestão (desde 2016), a rede cicloviária na cidade foi ampliada em cerca de 341%, informa a administração.

 

Os novos 13 km de ciclofaixas e ciclorrotas implantadas de maio até agora estão distribuídas em diversos bairros da capital e trazem diferentes soluções de acordo com as características de cada via e região. 

 

Ciclofaixas e ciclorrotas

Nesse período, foram implantados 3,7 km de ciclofaixa na Avenida Coronel Carvalho (Vila Velha, Jardim Iracema e Jardim Guanabara e outros bairros da Regional I). Também receberam ciclofaixas ou ciclorrotas as avenidas Coronel Virgílio Nogueira, José Torres e as ruas Prof. Mozart Solón, Dr. José Fustado, Maria Júlia, Raimundo Pinheiro, Bom Jesus, José Martins, João Gentil, Ari Maia, Coronel Fabriciano, Prof. Otávio Lobo, Eduardo Bezerra e Estrada do Jatobá (nos bairros De Lourdes, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bom Jardim, Papicu, Cocó e São João do Tauape).

 

A previsão é que, até o final de agosto, sejam implantados mais 18 km de novas ciclofaixas nos bairros Montese, Vila União e Sapiranga, totalizando 31 km implantados em pouco mais de três meses, explica o secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia. 

 

Segundo a prefeitura, com o desenvolvimento do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, em 2018, já havia sido ultrapassada a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) para 2020, que era de cerca de 236 km de rede para deslocamento de ciclistas.

 

Clique aqui para confirir o Mapa da Malha Cicloviária de Fortaleza.

 

Leia também:
Fortaleza entrega sete novas estações do Bicicletar
Bicicleta é o "melhor normal"
BH ganha ciclofaixas provisórias que integram vias no eixo Leste-Oeste
Prefeitura de SP anuncia volta da ciclofaixa de lazer em 19 de julho
Vitória planeja ciclofaixas para a saída da pandemia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário