Fortaleza vence o prêmio global de ciclomobilidade da Bloomberg

Primeira colocada entre dez cidades selecionadas e 275 inscritas no concurso, a capital cearense receberá R$ 4,9 milhões para investir em ciclovias, inovação e tecnologia

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ Prefeitura de Fortaleza  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de junho de 2023

Capital tem 419 km de ciclovias e quer chegar a 60

Capital tem 419 km de ciclovias e quer chegar a 600km (2026)

créditos: Divulgação/ Pref. Fortaleza

A cidade de Fortaleza conquistou o primeiro lugar do prêmio global de ciclomobilidade da Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici). O resultado foi anunciado na última sexta-feira (2).

 

Com essa conquista, a capital cearense receberá da entidade internacional 1 milhão de dólares (o equivalente a 4,9 milhões de reais), para investir em infraestrutura ciclística. 

 

A perspectiva é utilizar esse recurso na construção, durante três anos, de 180 km de malha cicloviária em toda a cidade. Fortaleza foi a única cidade brasileira a se destacar na lista das dez selecionadas, de um total de 275 inscrições feitas ao programa de incentivo à bicicleta na mobilidade urbana. Participaram do concurso metrópoles de 66 países, de cinco continentes.

 

A proposta apresentada pela capital cearense foi elaborada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

 

De acordo com o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, os trabalhos de intercâmbio entre as 10 cidades selecionadas e a assistência técnica da Global Designing Cities Initiative (GDCI) começam no fim deste mês. 

 

O plano de Fortaleza passa pela ampliação e conexão da infraestrutura ciclística, com a meta de chegar a 600 km de malha cicloviária até 2026. Além da infraestrutura, a capital pretende investir os recursos da Iniciativa Bloomberg em inovação e tecnologia. 

 

A ideia é dar mais segurança para os usuários, conectar ciclovias e ciclofaixas e gerar dados para subsidiar as políticas. Entre as inovações, está a expansão das bicicletas compartilhadas com adoção de bicicletas elétricas e o estímulo ao uso desse modal para o transporte de carga, explica Sabóia.

 

"Teremos uma série de novidades na cidade, como a expansão das bicicletas compartilhadas, inclusive com a implantação de bicicletas elétricas; uma política específica para estimular a logística urbana baseada em bicicletas, já que temos dados que mostram que aproximadamente 20% das cargas de Fortaleza são movimentadas por esse transporte; e ações como a criação de um centro de reciclagem de bicicletas para receber bicicletas usadas, recondicionar e doar para pessoas que precisam", ele detalhou.

 

Finalistas

Foram dez projetos selecionados ao prêmio da Bloomberg. Além de Fortaleza, são as cidades de Adis Abeba (Etiópia); Bogotá (Colômbia); Lisboa (Portugal); Milão (Itália); Mombaça (Quênia); Pimpri-Chinchwad (Índia);  Quelimane (Moçambique); Tirana (Albânia);  e Wellington (Nova Zelândia).


U
 
Por fim, um toque: o Mobilize Brasil está em Campanha Financeira: Faça uma doação


Leia também:
Fortaleza reduzirá para 50 km/h a velocidade em dez avenidas
Fortaleza testa sistema pioneiro, que ilumina o pedestre na faixa
Fortaleza: mais 80 bikes e uma nova estação para o Bicicletar
Maioria das cidades na Grande Fortaleza não têm faixas para ciclistas

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário