Como trazer os candidatos para a defesa da mobilidade sustentável

Evento online promovido pela campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições será na próxima terça-feira (6), a partir das 19h, no canal do youtube da UCB

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de outubro de 2020

Cartas-compromisso: ferramenta pró mobilidade nas

Carta-compromisso: ferramenta pela mobilidade nas eleições

créditos: Reprodução

Organizações da sociedade civil vêm se articulando para pressionar as candidaturas a prefeitos e vereadores nas próximas eleições a se engajarem com pautas relacionadas à mobilidade urbana. Para isso, as cartas-compromisso têm servido como uma ferramenta política importante para alcançar êxito nessas ações. 

 

Para debater como esses documentos são construídos e podem ser úteis para a defesa da mobilidade sustentável durante as eleições municipais, a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” promove um webinar na próxima terça-feira (6), a partir das 19 horas.

 

 

O evento será transmitido ao vivo no canal do youtube da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e estará acessível pelo link bit.ly/carta_compromisso. 

 

Para compartilhar tanto experiências anteriores quanto os planos para as eleições de 2020, participam desse debate representantes de organizações de cidades das cinco regiões do Brasil, de diversos contextos. São eles: 

 

Cíntia Possas - Coletivo Bici Nos Planos Campo Grande

Paulo Aguiar - Pedala Manaus 

Luciana Freitas - Mobicicleta - Ribeirão Preto-SP

Sheila Hempkemeyer e João Noll - Associação Blumenauense pró-Ciclovias

Lígia Lima - Ameciclo - Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife 

 

A mediação ficará por conta de Ana Carolina Nunes, que integra a Cidadeapé -  Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, uma das organizações que promove a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”. Durante o webinar poderão ser colocadas, através do chat, perguntas para os debatedores.

 

 

A campanha

Além da UCB e Cidadeapé, também organizam a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” o projeto Como Anda e o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e a UCB. 

 

Com experiência na atuação política, as entidades participantes do evento pretendem ajudar outras organizações da sociedade civil a inserir os modos sustentáveis de deslocamento nos programas de governo e mandatos das candidaturas às prefeituras e câmaras de vereadores para os municípios de todo país. O objetivo é racionalizar o uso do automóvel nas cidades, para assim reduzir os congestionamentos, o ruído urbano e a poluição do ar. 

 

 

Material de campanha 

A coordenação da campanha oferece como apoio materiais e orientações sobre como executar algumas ações importantes para promover a mobilidade sustentável na pauta eleitoral. São por exemplo guias com orientações sobre como elaborar e entregar propostas às candidaturas, comunicar-se e sensibilizar o eleitorado. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares realizadas pela sociedade civil organizada em eleições anteriores, explicam os ativistas.  

 

As informações completas sobre a campanha, inscrição e materiais oferecidos estão disponíveis no site www.mobilidadenaseleicoes.org.br. Equipes ligadas às candidaturas não poderão participar, mas podem encontrar no site orientações sobre como inserir a pauta em seus programas.

 

Leia também:
Guia orienta candidatos sobre como melhorar o transporte público
Impactos da mobilidade urbana no comércio de varejo
ANTP lança cartilha para candidatos às prefeituras
Mobilidade e o peso insustentável da especulação imobiliária
Quer mais mobilidade sustentável? Vamos pressionar os candidatos!
Cartilha Nossa BH de Incidência nas eleições 2020


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário