Mobilidade e o peso insustentável da especulação imobiliária

Ricky Ribeiro discute os novos bairros, cada vez mais distantes, vendidos como "smart cities", mas sem transporte público

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 14 de setembro de 2020

Plano de uma

Plano de uma "smart city" em implantação no Brasil

créditos: Reprodução: Smart City Laguna


Políticas de mobilidade urbana não serão capazes de atender ao avanço incontrolável de novos bairros, cada vez mais distantes, vendidos como solução inteligente às pandemias. Cidades compactas podem ser a solução mais adequada para estes tempos virulentos


Ouça o Boletim Mobilize:

 


Se preferir, leia o texto:

"Olá. Na semana passada eu participei do evento Connected Smart Mobility para discutir ações de mobilidade que possam driblar os problemas gerados por esta pandemia que paralisou o mundo inteiro. Mas, enquanto falávamos sobre mobilidade sustentável, em outros palcos do evento alguns urbanistas e agentes imobiliários apresentavam projetos de novos bairros, afastados das cidades, dotados de toda a tecnologia de comunicação, como forma de permitir o trabalho remoto, mas todos sem nenhuma infraestrutura de transporte coletivo.


De alguma forma, se repete a mecânica de expandir as áreas urbanizadas, estimulando o uso do automóvel particular para os deslocamentos. Pode ser uma boa forma, até romântica, de fugir dos riscos de contaminação pelo vírus, mas reforçam a lógica de segregação social e tendem a ampliar os problemas urbanos, especialmente os de mobilidade urbana. Basta ver os congestionamentos que se formam nas rodovias de acessos a Alphaville, Granja Vianna e outros bairros na Região Metropolitana de São Paulo.


Cidades compactas, com tudo a quinze minutos de uma caminhada ou pedalada parecem ser a solução mais realista e democrática. É a aposta de Paris, por exemplo, uma cidade que já tem bem mais de mil anos, que passou por guerras, crises e pestes, mas que sempre conseguiu se renovar. Talvez essa seja realmente a cidade inteligente. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize".

 

Leia também:
Pressionar os candidatos em defesa da mobilidade sustentável
Andar a pé eu vou: material para usar antes, durante e após as eleições
Aliança Bike lança revista sobre o mercado de bikes elétricas
Corredores verdes, uma proposta para estimular a mobilidade ativai
Como criar faixas "corona" para andar e pedalar

 

Aproveite e ouça o podcast Expresso #17


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário