Expresso #11: Corredores verdes, uma proposta para estimular a mobilidade ativa

São Paulo poderá ter 113 km de vias arborizadas, com ciclovias, calçadas largas e ciclopassarelas. Projeto de lei está sendo concluído para ser enviado ao Legislativo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 31 de julho de 2020

Como seriam os corredores verdes: um exemplo

Imagem projeta um futuro "corredor verde"

créditos: Projeto PIU Central/SP Uurbanismo


O Expresso #11  apresenta o conceito de "Corredores Verdes", vias dotadas de boa arborização, calçadas largas e ciclovias, que conectam parques, escolas, unidades de saúde, terminais de transportes e outros serviços urbanos das cidades. Em São Paulo, a prefeitura está concluindo o primeiro Projeto de Intervenção Urbana (PIU), na área central da cidade, e que prevê a implantação desses corredores em algumas avenidas maltratadas pelo tempo.

 

 Ouça o podcast:

 

Entrevistamos José Armênio de Brito Cruz, presidente da SP Urbanismo, órgão municipal que está coordenando o projeto PIU Central. O objetivo principal é atrair até 220 mil novos moradores para uma área do Centro de São Paulo,  região que concentra 19% dos empregos formais do município, mas que tem apenas 2% da população da cidade. Em outras palavras, aumentar a oferta de habitação social, aproximar as pessoas de seus empregos e dinamizar a vida social, com mais estímulo à caminhada e ao uso da bicicleta.

E para discutir o tema, ouvimos o professor Douglas Roque Andrade, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da USP Leste, um dos idealizadores de uma "teia de lazer e atividade física" que ligaria as ciclofaixas de lazer, ruas de lazer temporárias e os parques e praças de São Paulo.


O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São mais de 130 conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo.

 

Ouça as 11 edições do Expresso:


Expresso é produzido "caseiramente" pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa, além da locução luxuosa de Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura.

 

Para ir mais fundo:

Conheça em detalhes a proposta do PIU Central em 
gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/estruturacao-territorial/piu/piu-setor-central/


Leia também:
Pesquisadores propõem Teia de Lazer e Atividade Física para integração de programas em SP
Mapa Calçadas do Brasil: veja como está a sua cidade
Pedestre, condição natural, questão cultural
Reeleita, Anne Hidalgo confirma "cerco" a carros em Paris. E fala na "cidade de 15 minutos"
Calçada elevada contorna e preserva árvores

 

Informações Adicionais

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário