Boletim Mobilize #145: É hora de pensar no SUS da Mobilidade

A pandemia mostrou as vantagens do atendimento universal da saúde, mas também revelou os dramas do transporte público, que continua caro e ruim. Ouça o Boletim Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 26 de outubro de 2020

Metrô de Fortaleza

Plataforma do MetroFor, em Fortaleza (CE)

créditos: Foto: Fabiane de Paula/Diário do Nordeste


Se preferir, leia o texto:


Olá. A pandemia do coronavírus jogou luz sobre dois serviços públicos essenciais para a população: a saúde e o transporte coletivo. O primeiro, apesar dos defeitos e limitações que conhecemos, virou motivo de orgulho para muita gente. Não dá nem para imaginar o caos que seria o Brasil enfrentar a Covid-19 sem ter um sistema de saúde com abrangência nacional como o SUS. Ele tem sido fundamental num momento de crise da saúde como este. Já a situação do transporte público, que garante o ir e vir das pessoas, não tem dado orgulho pra ninguém.


A pandemia escancarou a ineficiência e a má qualidade dos sistemas que, de maneira geral, vêm sendo sucateados há anos. Os problemas e desafios do setor fazem levantar a seguinte questão: e se houvesse um sistema integrado nacional para gerir o transporte coletivo urbano do país? Uma espécie de SUS da mobilidade, com um modo de operação e financiamento que garantissem seu acesso universal, tanto em tempos “normais”, como em situações emergenciais. Será que esse SUS do transporte conseguiria enfrentar com competência crises como a que estamos atravessando? Pois isso é o que defendem algumas entidades e especialistas na área.


O nome mais apropriado seria Sistema Único de Mobilidade, ou SUM, conforme sugere o autor da proposta, Nazareno Stanislau Affonso, diretor do MDT. O que você acha desta ideia? Uma coisa é certa: algo precisa ser feito para melhorar a mobilidade das pessoas que optam pelo transporte público, pois, do jeito que está, não dá. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize.


Leia também:
Candidatos no Rio de Janeiro priorizam ônibus e BRTs
USP publica um guia para orientar as eleições de 2020

Webinar: Sistema Único de Mobilidade Urbana
Veículos elétricos: Baterias ou células de combustível?

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário