Pesquisa em Porto Velho (RO) quer identificar as demandas dos ciclistas

Dados coletados serão analisados e usados pela Prefeitura também para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. Pesquisa está disponível até 3 de maio

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Prefeitura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de abril de 2021

Quais as necessidades dos ciclistas de Porto Velho

Quais as necessidades dos ciclistas de Porto Velho?

créditos: Saul Ribeiro

A Prefeitura de Porto Velho quer saber quais são os trechos mais utilizados por quem anda de bicicleta na cidade, qual a frequência, os dias da semana, horários, e os principais problemas enfrentados pelos ciclistas nas vias públicas. 

 

Para isso, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) lançou uma pesquisa online, voltada à população que pedala em Porto Velho. A pesquisa foi lançada em 19 de abril e deve ficar disponível até dia 3 de maio. 

 

Para participar da pesquisa, clique aqui e preencha o formulário.

 

 

Pesquisa quer saber quem são e quais contribuições podem dar os que usam bicicleta na cidade. Foto: Saul Ribeiro

 

Mobilidade urbana

A expectativa da administração é que esses dados contribuam para traçar um perfil do ciclista local e identificar suas necessidades. As informações também servirão como subsídio na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que já está em andamento.

 

Além do perfil de quem pedala, o questionário também pede comentários sobre o que as pessoas sabem a respeito das ciclovias ou ciclofaixas, qual a opinião delas sobre a infraestrutura cicloviária da cidade e o que sugerem como melhorias.

 

Mapa cicloviário

Entre as ações que podem ser realizadas pelo município com maior rapidez, a partir dos dados coletados, o diretor de Mobilidade e Pólo Gerador de Tráfego, Décio Henrique de Souza, destaca a definição do mapa cicloviário atualizado com a criação de novas alternativas para os ciclistas, a revitalização das ciclovias nas avenidas Mamoré e José Vieira Caúla, e a criação de espaços de treinamentos para quem pratica o ciclismo por esporte.

 

O secretário da Semtran, Ronaldo Flôres Corrêa, também destaca como um dos objetivos da pesquisa promover um mapa cicloviário que consiga interligar os bairros e facilitar as rotas daqueles que usam a bicicleta. 

 

"Nós já temos informações preliminares que o grande percentual de ciclista está na zona norte para o centro e o maior número é aqueles que praticam atividade física”, disse Corrêa, em entrevista para o Diário da Amazônia. 

 

Por outro lado, explicou o secretário, a dificuldade maior está na interligação da zona sul ao centro, porque ali "as ruas não têm espaço para nenhuma ciclovia. Estamos estudando, mas é muito difícil conseguir fazer a ciclovia na zona sul. Porto Velho é uma cidade não planejada, isso trouxe a dificuldade atual. Isso requer esforço do gestor público para que ele possa trazer a solução”, afirmou.

 

Leia também:
Porto Velho "zera" tarifa para contornar crise no transporte
Prefeito de Belém reafirma incentivo a ciclistas e pedestres
Diagnóstico sobre a qualidade das calçadas de Porto Velho
Pedalada técnica em Manaus vai avaliar malha cicloviária da cidade
Um cenário otimista, sinaliza o setor que produz bicicletas no país

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário