"Quanto vale minha bike?" Veja na 'Tabela Fipe' de bicicletas

Startup cria plataforma para servir como guia de preços na hora da venda ou compra de uma bicicleta. Tabela contempla oito das principais marcas de magrelas do Brasil

Notícias
 

Fonte: Motor Show  |  Autor: Motor Show  |  Postado em: 20 de maio de 2021

Tabela baseia-se na coleta de preços de milhares d

Tabela baseia-se na coleta de preços de milhares de modelos

créditos: Divulgação/ Semexe

A Tabela Fipe é uma das referências de preços para quem quer comprar ou vender um carro, moto ou veículo comercial... Mas e se o mesmo existisse para outros tipos de veículos? Foi pensando nessa possibilidade que a startup Semexe criou o primeiro GPS Guia de Preços de Bicicletas. O objetivo é que sirva como uma tabela padrão para a precificação desses veículos.

 

De acordo com a Semexe, a “Tabela Fipe” para bikes, lançada nesta segunda-feira (17), foi formatada a partir da coleta de preços de milhares de modelos novos e usados, nacionais e importados, da análise de séries históricas de vendas e do uso de algoritmos estatísticos.

 

O projeto durou cerca de um ano, sendo os últimos meses somente para validação das informações por meio de consulta com especialistas: experts das principais marcas, donos de bike shops, atletas profissionais e organizadores de provas tradicionais.

 

Precificação

“Uma em cada duas pessoas nos procurava para ajudá-la a saber o valor correto da bicicleta. Como temos como missão auxiliar os fãs de esportes, elaboramos ao longo de um ano o melhor método de precificação para que os consumidores possam comprar e vender melhor. Temos uma base robusta, composta por dezenas de milhares de bicicletas, para que o ciclista possa ter a melhor referência do mercado. É algo 100% gratuito, feito por quem ama pedalar para o Brasil”, afirma em nota o fundador da Semexe, Gabriel Novais.

 

O público pode colaborar por meio de feedbacks de itens que não estão presentes no GPS ou de preços que acreditam necessitar de uma reavaliação. A partir do pedido, um time de especialistas analisará a demanda. No lançamento, oito das principais marcas do Brasil estão contempladas: Cannondale, Specialized, Cervelo, Trek, Scott, Sense, Caloi e Oggi.

 

Em 2020, o Brasil registrou aumento de 50% na venda de bicicletas, segundo a Aliança Bike, sejam novas ou usadas, assim como a busca por equipamentos ou dicas acerca de mobilidade e prática esportiva. Com esse ‘boom’, o valor médio no mercado também apresentou grandes variações. Logo, o ‘Guia de Preços Semexe’ visa ajustar os valores com base em indicadores econômicos do País, sendo atualizado diariamente.

 

 Insira os dados da sua bike no formulário e descubra qual o valor ideal para vendê-la. Imagem: Semexe/Reprodução

 

Leia também:
França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Revista Fabricação e Montagem de Bicicletas
Seguro de bicicleta está mais acessível
Com bikes e patinetes, C&A lança serviço de entregas no mesmo dia
Bike é 10 vezes melhor para cidades do que carros elétricos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário