Natal quer implantar radares para evitar carros nas faixas de ciclistas

Para acabar com a invasão de carros e motos nas faixas compartilhadas de ciclistas, a prefeitura da capital potiguar planeja reforçar vias com fiscalização eletrônica

Notícias
 

Fonte: Tribuna do Norte  |  Autor: Tribuna do Norte  |  Postado em: 01 de junho de 2021

Faixa compartilhada na Av. Capitão-Mor Gouveia, em

Faixa compartilhada na Av. Capitão-Mor Gouveia, em Natal

créditos: Divulgação/STTU

Os motoristas de carros e motos que desrespeitam as faixas compartilhadas para ônibus e ciclistas em Natal (RN) poderão ter problemas mais frequentemente na capital. A Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU) estuda a possibilidade de implantar fiscalização eletrônica nesses locais. Foi o que afirmou o titular da pasta, Paulo César Medeiros, na manhã desta segunda-feira (31), em entrevista à rádio Jovem Pan News Natal.

 

Atualmente, a capital potiguar já conta com faixas compartilhadas para ônibus e bicicletas nas avenidas Hermes da Fonseca/Salgado Filho, Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e Capitão-Mor Gouveia. Esta última tem 3,6 km e foi concluída na semana passada. 

 

Os trechos são destinados a acelerar o fluxo de ônibus e garantir mais segurança aos ciclistas. A própria STTU já realizou ações de conscientização para os motoristas de ônibus para que eles utilizem o espaço com respeito aos ciclistas.

 

"Inclusive, pensamos em fazer novas ações, fazendo até com que os motoristas de ônibus andem de bicicleta nas faixas para sentirem como é ser um ciclista nesses locais", disse o secretário.

 

Fiscalização deficiente

Contudo, a invasão de carros de passeio e motocicletas nas faixas é um dos problemas mais sérios para a STTU. Medeiros explica que já são previstas multas para quem trafega de maneira irregular nas faixas (que só podem ser acessadas quando os veículos seguirem para uma conversão), mas a fiscalização ainda é deficiente. 

 

Segundo o secretário da STTU, há somente 130 agentes realizando a fiscalização de toda a cidade, em todos os turnos, por isso é preciso que ocorra o auxílio da fiscalização eletrônica. 

 

"Estamos reativando a fiscalização eletrônica em semáforos e vários outros pontos da cidade, mas é preciso que se amplie. Voltamos a instalar todos os radares. Semana passada voltou a funcionar e temos planos para expandir aos grandes corredores, onde há faixas compartilhadas, para monitorar isso. [A invasão] se evita com a presença nas ruas dos agentes, mas são poucos. A saída é implementar as câmeras que fazem a identificação e autuam os infratores", afirmou o secretário.

 

Leia também:
Centro de Fortaleza terá quadrilátero com 30 km/h de velocidade máxima
Corredores de ônibus reduziriam tempos de viagem em até 30%
Em Natal, empresas de ônibus querem receber por km rodado
Pedalar é imperativo, dizem alunos e professores em Fortaleza
Projeto para dar segurança aos ciclistas é lançado em Salvador


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário