Risco de Covid é maior em terminais de ônibus, revela pesquisa no Recife

Estudo da Fiocruz PE mostra que o vírus esta mais presente em terminais de ônibus do que nas proximidades de hospitais. A informação e de Roberta Soares, do JC Online

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares/JC Online  |  Postado em: 29 de junho de 2021

Higienização de ônibus em um terminal

Higienização de ônibus em um terminal

créditos: Tião Siqueira/JC Imagem


Reportagem de Roberta Soares, do JC Online, do Recife, aponta que o medo da população em usar o sistema de transporte público e contrair a Covid19 ganhou agora um respaldo científico.


Um novo estudo da Fiocruz Pernambuco concluiu que os lugares com maior risco de contaminação pelo coronavírus são os terminais de ônibus. As unidades do transporte público, por onde passam praticamente 80% dos passageiros diários da Região Metropolitana do Recife, superaram o risco de contaminação verificado até mesmo nos arredores dos hospitais.


Segundo o estudo da Fiocruz, os terminais de ônibus registraram 48,7% das amostras positivas, seguidos dos arredores de hospitais, com 26,8%. As amostras foram recolhidas de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença do vírus causador da covid-19. “É preciso que o poder público tenha um maior controle sobre esses lugares. As restrições promovidas pelo Estado e prefeituras são fundamentais e evitam a contaminação, mas é preciso que as autoridades tenham um maior controle desses ambientes. Controlar o uso da máscara e disponibilizar álcool para higienização das mãos são necessários porque o risco é grande. E sabemos que para muitas pessoas é um custo alto ter esses produtos”, alerta o pesquisador da Fiocruz PE e coordenador do estudo, Lindomar Pena.

 

Amostragem
Do total de amostras obtidas, foi confirmada a presença do SARS-CoV-2 em 97 (24%). Quase metade delas foram recolhidas em terminais integrados de ônibus (47 amostras positivas ou 48,7%), onde as superfícies com maior índice de contaminação foram os terminais de autoatendimento e os corrimãos. As áreas próximas às unidades de saúde ficaram em segundo lugar, com 26,8 % das amostras positivas, seguidas dos parques públicos (14,4%), mercados públicos (4,1%), praias (4,1%) e outros lugares (2,2%). O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimãos, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre.

 

Leia a matéria completa no JC Online


Leia também:
Em Itu (SP), intervenções abrem espaço ao pedestre
"Floorscape#2": fotografe o espaço público sob os seus pés
Cidades precisam dispensar o carro para sobreviver, diz estudo
Como começar a usar a bicicleta na cidade
E se São Paulo abrisse as ruas também para a Educação?
e ouça o

Expresso Mobilize #46


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário