Filtro pode reduzir riscos de contaminação no transporte coletivo

Sistema retém vírus, bactérias e fungos em sistemas de ar-condicionado dos veículos, mas não dispensa o uso de máscaras e demais hábitos de higiene

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 07 de julho de 2021

Selo azul indica o uso do filtro no sistema de ar-

Selo azul indica uso do filtro no sistema de ar-condicionado

créditos: Foto: Paulo Froes/Correio


Uma empresa de ônibus de Salvador (BA) está instalando filtros para eliminar as cargas virais de seus veículos e assim oferecer mais segurança a seus usuários contra o risco de contaminação pela Covid-19. A empresa de transportes Ottrans adotou uma tecnologia desenvolvida pela startup Salvar, que tem sede lá mesmo na Bahia.


O filtro, segundo o site da Salvar é um equipamento de proteção coletiva para climatizadores e aparelhos de ar condicionado que tem a capacidade de reduzir 99,999% (sic) da carga viral, incluindo o coronavírus, além de reter até 80% de fungos e bactérias presentes em ambientes fechados.


A inovação foi patenteada em parceria com o Senai Cimatec, passou por testes em quatro laboratórios independentes e conta com o incentivo financeiro da Embrapii. Segundo informações publicadas no site da Salvar, em ambientes climatizados a ação dos aparelhos promove um turbilhonamento dos aerossóis - partículas contagiosas que podem ficar suspensas no ar durante horas - e aumenta o risco de contaminações. O sistema da Salvar introduz uma barreira filtrante nos aparelhos climatizadores, produzida com um tecido de íons de prata, que retem as nanopartículas com tamanhos dos agentes infecciosos virais e bacterianos, evitando que estes retornem ao ambiente fechado.


No entanto, mesmo com essa filtragem, o uso de máscaras e demais cuidados de higiene devem ser mantidos para evitar a contaminação direta no caso de alguém tossir, espirrar ou simplesmente falar dentro do veículo.

 

Leia também:
Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens
Novos trens do Metrô de Moscou terão sistemas de descontaminação
Metrô de Nova York também testa raios UV contra coronavírus
Na China, ônibus são higienizados com luz UV-C
'Imagine que tudo está sujo de tinta', diz médico sobre...



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário