As pessoas estão fugindo dos ônibus. Ouça o Expresso #52

Nesta edição, discutimos o estudo do Ipea que aponta a "morte" do transporte público e também o tratamento para salvá-lo: subsídio, qualidade e tarifas mais baixas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de agosto de 2021

Passageiro em ônibus sucateado e sujo, no Rio de J

Passageiro em ônibus sucateado e sujo, no Rio de Janeiro

créditos: Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo


Nesta semana, o Instituto de Pesquisa Economia Aplicada (Ipea) divulgou um texto para discussão sobre a mudança nos padrões do transporte nas cidades brasileiras. O trabalho faz uma análise dessa evolução entre 2000 e 2020 e mostra com clareza que as famílias brasileiras estão deixando o transporte público e optando principalmente por carros e motocicletas para os seus deslocamentos.


O estudo considerou a renda, os gastos com transporte, a evolução das frotas de veículos e os números de passageiros do transporte público ao longo desses 20 anos. E revela uma "trajetória gradual e persistente de substituição do transporte coletivo pelo individual motorizado, principalmente entre as classes médias e baixas, tanto nas regiões metropolitanas como nas cidades de médio e pequeno porte".


Os pesquisadores do Ipea sugerem algumas ações que poderiam reverter essa tendência: subsídios ao transporte público, com financiamento por meio da taxação ao uso do carro individual, além da destinação de parte dos impostos sobre a produção, comercialização e propriedade dos carros e motos para financiar o transporte coletivo. Ou seja, inibir a compra, e principalmente, o uso de carros.


Falamos também de bicicletas, com destaque para o Velo-City, em Lisboa, e o 10º Fórum Mundial da Bicicleta, que acontece de 15 a 19 de setembro em Rosário, na Argentina. E ouvimos a ativista Yamila Maribel Riego, uma estudante de arquitetura que faz parte da coordenação do FMB10.

Ouça o Expresso #52

 

Leia também:
Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no Brasill: ônibus x carro e moto
Redução de usuários de ônibus é irreversível e torna subsídio necessário
Como vai ser o Fórum Mundial da Bicicleta, em Rosário, Argentina
Bicicletas elétricas cargueiras: mais rápidas que as vans, diz estudo
Ele voltou! Trem Intercidades S.Paulo-Campinas terá audiência dia 16


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário