Ouça o Expresso #55: Parem as obras do viaduto em Brasília

Mobilidade sustentável avança aos tropeços no país.Em Contagem, moradores reconquistam ciclovia de ligação com Belo Horizonte. Mas, em Brasília, tome viaduto!

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de agosto de 2021

Expresso 55

Expresso 55: Tropeços na mobilidade urbana


Após várias semanas discutindo o transporte público no país - que continua em crise - nesta edição voltamos nossos olhos para a mobilidade ativa, a pé e por bicicleta.
Iniciamos com uma notícia alvissareira na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O município faz aniversário e para comemorar a data a prefeitura vai inaugurar algumas obras, com destaque para uma ciclofaixa com 3 km, que conecta Contagem à região da Pampulha, na capital mineira.



       
 
Pode parecer uma conquista bem modesta, mas anos atrás uma outra ciclofaixa havia sido suprimida para a implantação de um corredor de ônibus. Nós ouvimos o urbanista e empreendedor social Kaiodê Biague, da organização Move Cultura, que vê com otimismo a nova ciclovia. Para ele a obra indica um avanço nas políticas municipais, que começam a priorizar a mobilidade ativa. 

 

Enquanto isso, em Brasília, moradores da região Sudoeste da capital desenvolvem um movimento para barrar a construção de um novo complexo de viadutos que vai exigir o corte de 784 árvores na área de um parque, área tombada, que tem projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. 

 


 

Para entender o tamanho do problema nós ouvimos o ativista Uirá Lourenço, da organização Brasília para Pessoas, que já vinha publicando várias imagens com as "arvores marcadas para morrer" ali na região da futura obra. Ele explicou que originalmente o projeto deveria contemplar um sistema de transportes com corredores de ônibus, mas que, na prática, serão pistas dedicadas à circulação de mais e mais carros particulares. E como boa parte da comunidade brasiliense, Uirá lamenta que o Governo do Distrito Federal tenha fechado completamente as portas ao diálogo sobre a obra.

 

 

 


Nós também entrevistamos o promotor Dênio Moura, do o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), autor de uma ação na Justiça do DF para interromper a devastação e conseguir a realização de audiências e debates com os principais interessados, que são os moradores das quadras próximas. A ação, que tem o pedido de liminar, foi encaminhada à 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).

 


Ouça o Expresso #55 

 

  

Leia também:
Em Brasília, Ministério Público pede a suspensão de obras de viaduto
Ciclofaixa vai ligar Contagem (MG) à região da Pampulha, em BH
"Não vai ter ponte ou viaduto que dê conta de tanto carro nas ruas"
Qual o papel da bicicleta na sua vida? Responda e concorra a prêmios


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário