Entrevista: Pedro Somma fala sobre o app Quicko

Aplicativo brasileiro integra ônibus, trem, metrô, bikes, carros e até a caminhada como opção de mobilidade urbana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de outubro de 2021

Pedro Somma: paixão por cidades, mobilidade e tecn

Pedro Somma: paixão por cidades, mobilidade e tecnologia

créditos: Divulgação/ Quicko

 

Pedro Somma é CEO da Quicko, uma startup brasileira na área de mobilidade. Nesta rápida entrevista, o executivo se disse apaixonado por mobilidade, por tecnologia e por cidades: "acredito que a cidade é o habitat humano por definição. Cidades são os lugares onde as pessoas e as ideias se encontram e a mobilidade é a ferramenta que ativa essa dinâmica", resumiu o executivo. Nesta breve entrevista ao Mobilize,  realizada no final de setembro, ele explica como funciona o aplicativo, que promete integrar todos os modos de transporte urbano em uma única plataforma.

 

Quicko, como nasceu?
O aplicativo nasceu para o usuário tenha uma visão integrada de todo o seu trajeto. Nós sabemos que existem vários aplicativos sobre mobilidade, mas todos abordam apenas uma parte do sistema: bicicleta, ônibus, metrô... A pessoa que não usa carro precisa escolher entre vários modos de transporte em sua jornada: caminhar, pedalar, tomar o ônibus, o metrô... A Quicko conecta todos esses meios de transporte em tempo real, com alertas e notificações, de forma a tornar o sistema de mobilidade mais previsível, com mais conforto para o usuário.

 

Como o app se integra a outros sistemas da mobilidade?
Para dar essa visão ao usuário, a Quicko precisa ter informações de outros aplicativos e sistemas de informação sobre a mobilidade em cada cidade. Por exemplo, em São Paulo nós trabalhamos com os dados abertos sobre ônibus, fornecidos pela Prefeitura. Na área privada, temos uma parceria superbacana com a operadora Tembici, de forma que a pessoa que esteja em um ônibus pode checar a situação de oferta das bikes em cada estação e escolher o melhor ponto para descer e pegar a bicicleta. Ou pode usar a bicicleta e no app da Quicko verificar como está o sistema de trens ou metrô.

 

O app inclui a mobilidade a pé?
Sim. Em deslocamentos mais curtos, o aplicativo sugere também que a pessoa possa caminhar, que é uma forma mais saudável de deslocar-se pela cidade. Claro que a questão do tempo e da segurança precisam ser considerados, mas nós mapeamos essa opção e a oferecemos aos usuários.

 

Como a Quicko está atuando para proteger as pessoas dos riscos de contaminação pela pandemia?
A preocupação do usuário com a Covid está entre as prioridades da Quicko. Então, nós oferecemos as melhores opções em ônibus, trens e metrôs, mas também oferecemos a possibilidade de uma viagem por bicicleta, ou a pé, que são feitas ao ar livre, proporcionando maior isolamento. Mas, nós acreditamos que é necessário aproveitar este momento da pandemia para refletir sobre qual é a mobilidade que as cidades querem ter daqui por diante. Isso porque nós sabemos que os carros particulares geram a maior parte das emissões de poluentes e de gases de efeito estufa no meio urbano. Uma cidade mais saudável deve permitir que as formas ativas de mobilidade possam ser feitas de maneira segura e confortável.

 

A pandemia alterou os hábitos dos usuários?
De fato, nós notamos que muita gente deixou o transporte público durante a pandemia. Mas, nós consideramos que não há cidade sustentável sem um bom sistema de transporte coletivo. E acreditamos que oferecer mais informação ao usuário, dar mais previsibilidade, aumenta a confiança e ajuda o transporte público a recuperar seus passageiros. Quanto mais mapeável, quanto mais na palma da mão o sistema estiver, maiores as chances de que as pessoas optem pelo modo coletivo e deixem os carros em casa.


Apps podem ajudar no planejamento do transporte público, dos sistemas de mobilidade nas cidades?
Os alertas são fundamentais. Nem sempre as pessoas conseguem falar, comunicar o que está acontecendo no transporte. Nós estimulamos as pessoas a enviarem seus alertas, e a Quicko pode transformar esses alertas em informação relevante para os operadores e para o poder público. Assim, nós conseguimos ajudar no planejamento da mobilidade. E essas informações estão disponíveis em todas as cidades onde a Quicko atua.


E onde a Quicko já atua?
Hoje nós trabalhamos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Salvador. E nosso objetivo é continuar crescendo por todo o Brasil.

  

           

Telas do aplicativo: caminhada e ônibus. Fonte: Divulgação/ Quicko



Leia também:
Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras
Motoristas criam apps para definir suas próprias taxas
Tem aglomeração no transporte? App Sufoco mostra em tempo real
Fortaleza lança app para denúncia de assédio no transporte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário