Lab.MaP, um laboratório com o pé nas calçadas

Caminhar pode ser a mola-mestra para a transformação das cidades brasileiras. Projeto destacou dez iniciativas e coletivos em quatro regiões do país

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/Como Anda  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de outubro de 2021

Lorena (SP): na falta de calçada, a pintura define

Lorena (SP): sem calçada, pintura define lugar do pedestre

créditos: Coreografando Ruas

 

Com a redução das mortes e internações pela Covid-19, a volta às ruas já é uma realidade, ainda que restrita e com todos os cuidados necessários para evitar as contaminações pela doença. Mas será que as pessoas deveriam voltar a ocupar os espaços urbanos da mesma forma como antes da pandemia?, questiona um texto divulgado na semana passada pelo projeto Como Anda.


Para responder a esse novo desafio e estimular a mobilidade a pé "como uma ação simples e potente de combate à crise climática", nasceu o Laboratório de Ação Direta Pela Mobilidade a Pé (Lab.MaP). A ideia, posta em prática entre março e agosto de 2021, foi a de convocar equipes de ativistas em todo Brasil para a tirar suas propostas do papel e transformar suas cidades, bairros e ruas. Dez equipes de quatro das cinco regiões do país foram selecionadas, com projetos voltados à comunicação e sensibilização, ação de incidência política e intervenções urbanas em escala real.


As dez equipes que participaram do Lab.MaP foram convidadas a planejar, propor e testar ideias em seus contextos reais para estimular a caminhada como forma de mobilidade e de acesso à saúde, educação e acesso à cidade. "Afinal, todos nós somos pedestres em algum momento do dia e as condições de infraestrutura que enfrentamos nos nossos deslocamentos influenciam muito na escolha do meio de transporte e no tipo de experiência que podemos ter", explicou Silvia Stuchi, uma das articuladoras do laboratório.


Conforme o relatório da atividade, mais de 1.200 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações do Lab.MaP, que envolveram crianças, jovens, adultos e gruposde mulheres. Em Lorena (SP), o grupo Coreografando Ruas chacoalhou o centro da cidade com intervenções urbanas artísticas e pintura de calçada (antes inexistente) e já foram contatados por outras prefeituras de cidades da região para expandir o projeto.


Em Belo Horizonte (MG), o SonhANDO A PÉ levou a mobilidade de pedestres para a escola e beneficiou 135 crianças em atividades lúdicas. Em Fortaleza (CE), o PI Experimental, um grupo de mulheres que atua na praia de Iracema, reuniu mais de 200 pessoas nas atividades. E em Uberlândia (MG), a equipe Flutuanda lançou uma cartilha informativa e inovou na intervenção no espaço público com um "inflável pedestre" no centro da cidade.

 

Nova edição
Uma nova edição do Lab.MaP já está sendo desenhada para que mais grupos e cidades pelo Brasil continuem essas ações para "transformar a infraestrutura para o caminhar e, acima de tudo, a transformação cultural que valorize os modos ativos de circular pelas cidades", avisou Silvia Stuchi. O Lab. MaP é uma iniciativa do projeto Como Anda, ponto de encontro de organizações que promovem mobilidade a pé no Brasil. Tudo nasceu a partir de uma parceria entre as organizações Cidade Ativa, Corrida Amiga, CalçadaSP e Caraminhola com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).


Quer saber mais?
Participe da conversa ao vivo com a equipe do Lab.MaP, no dia 18/10 em dois horários, dentro da agenda de eventos do Circuito Urbano ONU-Habitat.

 

Às 14 horas: Andar a Pé - quando ideias ganham a rua - Parte 1

 

 

Às 19 horas: Andar a Pé - quando ideias ganham a rua - Parte 2

 

 

Leia também:
Caminhabilidade... Que bicho é esse?!
O lado bom de andar a pé
Você defende a mobilidade a pé?
Avisos sonoros no Metrô-SP terão vozes de crianças em outubro
Você quer atuar em nossa pesquisa sobre mobilidade?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário