Alemanha discute a eletrificação dos táxis

Operadores e gestores públicos querem estimular a troca dos carros diesel por modelos sem emissões. Mas custos e infraestrutura de recarga ainda impõem barreiras

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Fonte: Eltis  |  Autor: Eltis  |  Postado em: 19 de outubro de 2021

Táxis em Hamburgo: elétricos têm preferência

Táxis em Hamburgo: elétricos têm preferência

créditos: ndr.de

Em setembro passado, membros do conselho de Hamburgo e de várias outras cidades da Alemanha se reuniram com representantes da Associação Alemã de Táxis para discutir a eletrificação das frotas de veículos desse setor de transporte. 


No momento, os táxis alemães são majoritariamente movidos a diesel e há uma série de barreiras que impedem a mudança para opções de emissões zero. Hamburgo, por exemplo, deve chegar ao total de 150 táxis elétricos somente no final de 2021. Embora a médio prazo o custo de aquisição de um táxi elétrico deva cair e ficar alinhado com o dos veículos a diesel, a mudança para o táxi elétrico ainda requer investimentos adicionais em infraestrutura de recarga e adequação de procedimentos operacionais.

 

Uma série de barreiras foram identificadas. Por exemplo, há programas de apoio financeiro para a eletrificação das frotas, mas frequentemente as inscrições são fechadas antes que os operadores de táxi tenham tempo suficiente para se inscrever. 

 

Outro ponto é a disponibilidade de infraestrutura de carregamento das baterias, que foi considerada um gargalo adicional para a eletrificação de frotas de táxis. Há um consenso de que a atual infraestrutura de carregamento pública e privada não será suficiente para suportar o aumento de demanda com o uso de táxis elétricos.

 

O aeroporto de Hamburgo é citado como um bom exemplo de estímulo aos táxis elétricos. Lá, a Deutsche Telekom instalou postos de carregamento de táxi elétricos em áreas de espera exclusivas. Além disso, os táxis elétricos têm prioridade nas filas para pegar passageiros, permitindo que os motoristas evitem filas de espera nos terminais, o que ajuda a aumentar a atratividade do táxi elétrico entre os operadores.

 

O encontro em Hamburgo foi organizado como parte da iniciativa "City Dialogues" e promovido pelo programa Frotas com Emissões Zero do Fórum Econômico Mundial. Contou com a participação de gestores públicos, operadores de táxis, agências de desenvolvimento de projetos e também empresas que atuam no setor de carregadores elétricos.


*Artigo originalmente publicado pelo site www.eltis.org.
Tradução e adaptação de Marcos de Sousa/Mobilize Brasil

 

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