Ciclistas são mais preocupados com o bem comum do que os motoristas

É o que sugere pesquisa de uma universidade alemã que explorou a relação entre o ciclismo e a condução em ambientes urbanos e a disposição para o bem estar coletivo

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares e equipe  |  Postado em: 13 de novembro de 2023

Ciclistas e pedestres têm melhor relação com a cid

Ciclistas e pedestres: melhor relação com a cidade

créditos: johndwilliamsUK/ https://depositphotos.com/

Uma pesquisa liderada pela Faculdade de Psicologia da FernUniversität, em Hagen, na Alemanha, revelou que os ciclistas são mais cuidadosos do que os motoristas e se preocupam mais com a sustentabilidade e o bem estar coletivo nas cidades.

 

O estudo “Orientação para o bem comum nas cidades: O papel do comportamento individual de mobilidade urbana” foi publicado na edição de novembro deste ano do Journal of Environmental Psychology. E teve como base em entrevistas feitas com a população alemã entre 2014 e 2019.

 

O objetivo era explorar a relação entre o ciclismo e a condução em ambientes urbanos e a disposição para o “bem comum” – explicado no estudo como um conceito ligado à coesão social que tem sido objeto de maior atenção nos últimos anos, especialmente com o surgimento da covid-19.

 

No estudo, a orientação para o bem comum foi classificada de acordo com quatro medidas distintas: participação política; participação social em organizações; solidariedade de vizinhança; e ajuda de vizinhança.

 

E os ciclistas foram os únicos que tiveram resultados positivos nas quatro avaliações. “O ciclismo foi a única variável com um prognóstico positivo significativo para todas as quatro facetas da orientação para o bem comum. Devido ao design dos carros, as interações que os motoristas e passageiros dos automóveis têm com seu ambiente direto são significativamente reduzidas”, afirmaram os autores do estudo.

 

Para ler o estudo na íntegra, clique aqui

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

 

Leia também:
Bicicultura Floripa está chegando! Consulte a programação
A mobilidade ativa está por baixo. Deveria estar acima de tudo...
Em Osasco (SP), ciclistas são obrigados a enfrentar o trânsito
Ação no Recife põe motoristas de ônibus no lugar de ciclistas
Desacelere ao ultrapassar o ciclista, diz campanha em Campos do Jordão


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário