Transporte Ferroviário de Passageiros: Minfra recebe sugestões até 28/1

Consulta pública discute a proposta da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros. Texto pode ter impacto na mobilidade e no trânsito urbano

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2022

Trem Vitória-MInas, na estação de Belo Horizonte

Trem Vitória-MInas, na estação de Belo Horizonte

créditos: Mariza e Karina Cordovil/Tem que ir


Está aberta até 28 de janeiro a consulta pública para a Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros. O documento foi elaborado pelo Ministério da Infraestrutura e irá nortear toda a exploração de trechos ferroviários para o transporte de passageiros. A consulta pública foi lançada em dezembro de 2021 e o documento foi elaborado em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

 

Segundo a ANPTrilhos, o principal objetivo da proposta é desenvolver um sistema ferroviário de passageiros no país, de forma a oferecer  uma alternativa de transporte, fortalecendo o poder de escolha dos usuários e propondo diretrizes para formulação de um modelo de negócio atrativo para o mercado.

 

Na prática, o documento estabelece diretrizes para a ampliação da malha ferroviária, sua conexão com os demais sistemas de transportes, estimular o desenvolvimento da indústria e de serviços ligados ao transporte sobre trilhos, além da exploração de ramais existentes, que permitem a ligação ferroviária entre cidades.

 

Mobilidade urbana
O transporte ferroviário de passageiros em trens intercidades tem o potencial de reduzir o tráfego de veículos nas cidades, especialmente nas localidades que sofrem o movimento pendular do trânsito pessoas que vivem em uma cidade e trabalham ou estudam em municípios próximos. Com a integração entre esses trens, corredores de ônibus urbanos, ciclovias e outros modos de transportes, as cidades poderão manter suas atividades com menor impacto do trânsito motorizado.

 

Como participar
Os documentos referentes à Política Nacional de Transporte Ferroviário de Passageiros estão disponíveis no portal do Participa +Brasil, do Governo Federal.

 Acesso aos documentos da Consulta Pública 

Acesso ao vídeo do lançamento da Consulta Pública

 

Leia também:
Bogotá anuncia seu programa de bicicletas compartilhadas
USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo
Trem Intercidades, ligando São Paulo a Campinas, terá audiência .
Alta do diesel vai pressionar aumento do ônibus urbano, alerta NTU
Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário