Entregadores ganham ponto de apoio no metrô de São Paulo

Espaço foi desenhado para o conforto de ciclistas de entregas que também utilizam os trens do metrô para seus deslocamentos

Notícias
 

Fonte: ViaMobilidade  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil*  |  Postado em: 24 de janeiro de 2022

Novo espaço para entregadores, pouco antes de sua

Novo espaço para entregadores, pouco antes da inauguração

créditos: ViaMobilidade


Uma parceria entre a ViaMobilidade (Linha 5-Lilás do metrô de SP) e a iFood permitiu a instalação de um ponto de apoio para entregadores de comida na Estação Eucaliptos, no bairro Indianópolis, na zona sul da capital paulista. O container inaugurado no dia 20/1 foi especialmente desenhado e tem banheiros, local para descanso e instalação para refeições.

 

Segundo a nota divulgada pela concessionária do metrô, o local foi escolhido por já ser uma referência natural, onde esses ciclistas de entregas se reúnem enquanto aguardam os chamados. A ideia da concessionária foi a melhorar o conforto desses usuários, que circulam com suas bikes nos vagões do metrô quando as entregas são muito distantes dos restaurantes.

 

Design do espaço
O projeto foi desenvolvido pela ModecX - uma urbantech que usa o design com o propósito de ajudar marcas a criarem novos espaços de uso público - e conta com uma área de descanso para os entregadores, com bancos e tomadas para carregamento de celulares, dois banheiros, localizados no fundo, e uma copa equipada com microondas, filtro de água e local para refeição. Há também nichos para apoio das mochilas e suportes para as bicicletas.

 

Segundo dados da iFood, no final de 2021 a empresa contava com mais de 200 mil entregadores cadastrados em todo o Brasil e cerca de mil espaços em 14 cidades, onde os entregadores podem usar instalações sanitárias, tomar água, usar tomadas e ter um espaço para aguardar a preparação dos pedidos com mais conforto.


O primeiro ponto de apoio nasceu logo depois de uma série de manifestações de protestos e ameaças de paralisações de entregadores, em junho de 2020, seguindo uma tendência mundial desse setor de trabahadores. Foi um projeto-piloto na cidade de São Paulo, em agosto daquele ano. Mas, até o final de 2021 a maioria desses pontos era resultado de parcerias com restaurantes cadastrados. Duas exceções foram o ponto de apoio montado com a Prefeitura de Osasco (SP) e na orla da zona sul no Rio de Janeiro. Agora, espera-se que  o ponto na estação do metrô possa ser uma referência para outros sistemas de transportes, em várias cidades do país, já que a obrigatoriedade de pontos de apoio tem sido adotada por prefeituras em muitas capitais. 

 

Trabalhadores ciclistas no novo ponto de apoio, na Estação Eucaliptos, em São Paulo Foto: iFood


Serviço:
Ponto de apoio para entregadores -- Estação Eucaliptos - Linha 5- Lilás de metrô. O espaço funciona de segunda a sexta, das 10h às 22h, e pode ser utilizado gratuitamente por entregadores de todas as bandeiras.


Leia também:
Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma
BYD faz parceria com a Nuro para produzir veículos autônomos
Projeto com bikes elétricas já cadastrou mais de mil entregadores
Entregadores preparam paralisação; movimento chega a capitais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário