Bibi Mob, o "Uber público" de Araraquara (SP)

Lançado há um mês como parceria da Cooperativa de Transporte de Araraquara e a Prefeitura, app contabiliza sete mil usuários e dá desconto maior ao motorista por corrida

Notícias
 

Fonte: Revista Forum  |  Autor: Julinho Bittencourt  |  Postado em: 28 de janeiro de 2022

Bibi MOB: sete mil viagens, com apenas um mês do l

Bibi MOB: sete mil viagens, com apenas um mês do lançamento

créditos: Divulgação

O aplicativo Bibi Mob, uma espécie de “Uber público“, que busca por motoristas baseado na localização, lançado no início de janeiro pela Cooperativa de Transporte de Araraquara, a Coomappa, em parceria com a prefeitura de Araraquara, está bombando na cidade.

 

De acordo com Kátia Cristina Anello, presidente da Coomappa, a quantidade de usuários do Bibi Mob neste primeiro mês de lançamento, que ficou em torno de sete mil, foi além das expectativas. “Nós fizemos um lançamento no dia 3 de janeiro, um mês considerado muito fraco, por ser de férias, início de ano, com vários tributos a serem pagos, o movimento cai bastante, então superou as expectativas sim”. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store e iOS.

 

Desconto do motorista é menor

O Bibi Mob, que é oferecido pela Coomappa, tem como propósito facilitar o trabalho dos motoristas, que sofrem diariamente com uma série de obstáculos encontrados no exercício da função. 

 

O aplicativo tem como grande novidade o desconto de apenas uma porcentagem em torno de 5 a 7% do valor da corrida para manutenção do software, da plataforma, ou seja, aproximadamente 95% da corrida vai ficar para o motorista. No caso do Uber e do 99, a diferença entre o que o motorista paga e o passageiro recebe pode chegar a 50%.

 

A cooperativa tem ainda diversas parcerias, com descontos em serviços que o motorista utiliza no dia a dia, como consertos de pneus, autocenter, lava-rápido e guincho.

 

Coopera Araraquara

Camila Capacle, coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura de Araraquara, conta que a administração tem o Programa Coopera Araraquara de incentivo e apoio ao cooperativismo de trabalho e à  Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária.(Ipecs). “Por meio desses programas, auxiliamos na formação de cooperativas e prestamos assessorias, capacitação e apoio técnico às cooperativas”.

 

De acordo com Capacle, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), "foi perspicaz em perceber a problemática das condições de trabalho dos motoristas de aplicativos e moto-entregadores e propôs uma política pública que pudesse auxiliar a organização desses trabalhadores por meio da organização coletiva em cooperativas”.

 

Com relação à parceria da prefeitura com a Cooperativa, Kátia diz que toda a população se beneficia com os serviços prestados que, segundo ela, ajudam a combater de várias formas os problemas econômicos do município. “Eu acredito que a participação da prefeitura só tende a melhorar a qualidade de vida da população de Araraquara e o entendimento da comunidade com a prefeitura”, disse.

 

Leia também:
Aplicativos geram vínculo empregatício?
Carros de aplicativo arrecadam mais que ônibus em cidade paulista
Carros de apps podem financiar transporte público?
Motoristas criam apps para definir suas próprias taxas
Mobilidade por aplicativo: estudos em cidades brasileiras


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário