Oito de Janeiro nomeia várias ruas do Brasil

A efeméride marcava o dia da fotografia e do fotógrafo. Mas se tornou uma espécie de dia nacional da infâmia. Conheça três vias que lembram a data

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 08 de janeiro de 2024

Rua 8 de Janeiro, em São Francisco de Itabapoana (

Rua 8 de Janeiro, em São Francisco de Itabapoana (RJ)

créditos: Google Street View

Até 2023, o 8 de Janeiro marcava o Dia nacional da fotografia ou Dia nacional do fotógrafo. Afinal, foi nesta data, em 1840, que o primeiro daguerreótipo chegou ao país, seis meses após a invenção da técnica fotográfica pelo francês Louis-Jacques Mandé Daguerre.


Mas, exatamente há um ano, os brasileiros foram surpreendidos pela invasão da Praça e das edificações dos Três Poderes por uma multidão fanatizada, manipulada por setores políticos da extrema direita. Para lembrar os fatos, cobrar punições e evitar que tais fatos se repitam, hoje, 8 de janeiro de 2024, haverá manifestações públicas, nas ruas de várias cidades, em defesa da democracia.


Por que estamos falando disso? Por dois motivos. Primeiro porque estamos realizando a ação #umaruacadadia, que apresenta as ruas batizadas com as datas de cada dia ao longo do ano. E você, leitor, também pode participar
E também porque aqui no Mobilize Brasil somos todos democratas e não queremos nenhum tipo de ditadura.


O dia 8 de Janeiro nomeia algumas ruas brasileiras. Dois exemplos: uma em São Francisco de Itabapoana (RJ), de urbanização recente, sem pavimentação, calçadas ou qualquer sinalização.


Há uma outra, no bairro da Ponte Rasa, zona leste de São Paulo, com casas de classe média, asfalto, calçada estreita e cheia de degraus, não muito convidativa para caminhar.


Rua 8 de Janeiro, no bairro Ponte Rasa, em São Paulo: fachadas pouco amigáveis e calçadas cheias de desníveis Foto: Google Street View


E existe também uma terceira, em Araraquara (SP), uma antiga estrada municipal recém-batizada pela prefeitura local como Avenida 8 de Janeiro. O nome foi proposto pelo prefeito Edinho Silva (PT) para lembrar a tentativa de golpe de estado,  há um ano, em Brasília.


A nova 8 de Janeiro ainda não foi mapeada pelo Google Street View nem mesmo com o nome antigo (Estrada Municipal ARA 250). E está longe de ser uma verdadeira avenida: é uma estrada sem pavimentação que dá acesso a uma unidade prisional do estado. Seria bonito se a prefeitura araraquarense urbanizasse a via, pelo menos até a entrada da instituição penal. 

 

Leia também:
Uma Rua Cada Dia: Fotografe e Participe!
Sistema Único de Mobilidade precisa incluir pedestre e ciclista
Como os pedestres foram expulsos das ruas
Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em Dados e nas Ruas


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário