Uma Rua Cada Dia: Fotografe e Participe!

No Brasil, cada dia do ano tem pelo menos uma rua, praça ou avenida. Fotografe essas vias, publique no Instagram e comente suas qualidades ou problemas de mobilidade

Notícias
 

Fonte: Lauro Rocha Fotografia  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de março de 2024

Avenida 19 de Janeiro, em Vila Carrão, São Paulo

Avenida 19 de Janeiro, em Vila Carrão, São Paulo

créditos: Lauro Rocha / Google Street View

Acredite: no Brasil, existe pelo menos uma rua para cada dia do ano, de 1º de Janeiro a 31 de dezembro, incluindo o 29 de fevereiro dos anos bissextos, como este 2024. A constatação foi feita pelo arquiteto e fotógrafo Lauro Rocha em pesquisa pelo Google Street View durante a pandemia de Covid. 

 

São homenagens a datas importantes da história, como o 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o 7 de Setembro, Dia da Independência Nacional, ou o 15 de Novembro, que às vezes se escreve com algarismos romanos (XV de Novembro). Nem todas as datas são assim célebres. E provavelmente algumas datas e ruas homenageiam os aniversários de parentes de prefeitos, de filhos de loteadores imobiliários, times de futebol, escolas de samba, bancas do jogo do bicho e outras atividades da livre iniciativa.

 

E existem muitas ruas, vielas, praças, alamedas e avenidas que compartilham datas, mas apresentam grandes diferenças: algumas estão em grandes cidades, tomadas por edifícios altos, trânsito intenso. Outras, em pequenas localidades, muitas vezes sem pavimentação, com cavalos pastando tranquilos em plena via. Mas todas as imagens obtidas mostram problemas que afetam a mobilidade das pessoas: calçadas estreitas, esburacadas ou inexistentes, lixo descartado na calçada, falta de arborização etc.

 

A partir de 1º de janeiro, vamos publicar fotos desses locais - uma foto a cada dia - para mostrar essa diversidade dos ambientes urbanos do país. O objetivo é estimular a observação de pequenos detalhes, talvez despercebidos, ou "normalizados", nas ruas e cidades.

 

E o que você tem a ver com isso?
A ideia é que as pessoas fotografem as vias que correspondam a cada dia do ano e publiquem na plataforma Instagram com a hashtag #umaruapordia. Melhor ainda se a imagem tiver comentários apontando os aspectos positivos - flores, árvores, edificações interessantes - e também as deficiências que afetam a mobilidade urbana: calçadas esburacadas, degraus, faixas de pedestres apagadas ou inexistentes, falta de árvores, ciclovias descuidadas, buracos na pista etc.

 

Ao final, lá pelo dia 20 de dezembro de 2024, vamos destacar as imagens e informações mais interessantes, além de gerar uma exposição no site Mobilize Brasil. A mostra também poderá ser replicada em estações e terminais de transportes, como metrôs e trens. Então, capriche no enquadramento, no foco e nas luzes.

 

Participe:

Se você conhece uma rua, praça, avenida, alameda ou travessa correspondente a alguma data, já pode participar:

= Fotografe a via: capriche no enquadramento para obter uma imagem que mostre claramente a rua e, se possível, a placa com o nome;

= Publique no Instagram e inclua seus comentários sobre a rua: indique o bairro, a cidade, explique quais são os problemas encontrados e, se quiser, aponte as possíveis soluções

= Inclua a hashtag #umaruacadadia;

= Marque o Mobilize Brasil: @portalmobilize. Se quiser, marque também a prefeitura de sua cidade;

Pronto, você já está no jogo!


Veja mais exemplos de ruas, batizadas com datas de dezembro e janeiro:


Leia também:
Um presente de Natal
Capão Bonito (SP) adota tarifa zero
Sistema Único de Mobilidade precisa incluir pedestre e ciclista
Como os pedestres foram expulsos das ruas
Estudo Mobilize 2022 - Mobilidade Urbana em Dados e nas Ruas


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?

 

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário