De Guaçuí (ES) para uma volta ao mundo, de bicicleta

Casal sairá da cidade capixaba até o litoral, cruzará o Brasil e seguirá ao norte, até o Canadá. E de lá para a Europa, África e Ásia. Serão 50 km por dia durante 5 anos

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/ Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de janeiro de 2022

Na Espanha, quase França, pela Costa Brava

Quase França, pela Costa Brava. Agora, de volta à estrada

créditos: Horizonte Flexível


Guaçuí é uma pequena cidade do Espírito Santo, localizada bem na divisa com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Fica na região da Serra do Caparaó, a 50 km do Pico da Bandeira. De lá, na próxima segunda-feira (31), um casal apaixonado por viagens de bicicleta estará saindo para uma expedição de cinco anos, pedalando pelo mundo, levando o seu cãozinho, o Roque.


Mirella Nascentes e Atilio Faria pretendem dar a volta ao mundo de bicicleta. Ela nasceu em Manhuaçu (MG), mas viveu em Guaçuí desde os oito anos de idade, quando sua familia se mudou para a cidade. Aos 23 anos, foi para Belo Horizonte para assumir um posto como bancária. E lá conheceu o mineiro Atílio, seu marido e companheiro de viagens.


Eles farão a primeira parada em Patrimônio da Penha, ainda no Espírito Santo, depois Arraial d'Ajuda, já na Bahia, seguindo para Lençóis, na Chapada Diamantina. A intenção é realizar o percurso pela região central do Brasil, passando por Mato Grosso, seguir pelo Paraguai e Bolívia e depois tomar o caminho da rodovia Panamericana, na direção norte, até o Canadá. Da América do Norte seguem de avião até a Europa, de onde continuarão a trajetória pela África e Ásia.


O casal já havia iniciado a viagem pelo sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Também foram à Europa e conheceram Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Albânia, Montegro e Macedônia, sempre pedalando. Mas tiveram que retornar, por exigência do banco onde trabalhavam. Depois veio a pandemia e, em meio à crise de saúde, eles decidiram pedir demissão do emprego e voltar para a estrada. Fizeram um planejamento financeiro, reduziram gastos, economizaram para o grande périplo.


Eles pretendem gastar somente R$ 50 por dia, no Brasil e R$ 100 no exterior, em média, para manter a economia durante a pedalada pelo mundo
.

 

 Na cidade do Porto, em Portugal. Foto: Horizonte Flexível

 

Contato com as pessoas
Em entrevista ao jornal capixaba De fato,  Mirella explicou que eles estão "em busca da simplicidade das pessoas, de fazer novos amigos e se conectarem com mais gente". Atílio conta que na juventude planejava construir uma carreira profissional, estabilizar-se financeiramente e enfim, quando se aposentasse, pudesse desfrutar de tudo que construiu ao longo da vida. Porém, quando chegou ao cargo de gerente do banco percebeu que seus clientes, a maioria idosos aposentados, não conseguiam gozar de nenhuma tranquilidade. Diante disso, ele decidiu mudar de vida, pediu demissão e investiu em cursos. Assim, finalmente, se vê pronto para dar a volta ao mundo de bicicleta, ao lado de sua esposa e de seu cachorro.


Acompanhe a viagem
Um dos objetivos do casal é inspirar outras pessoas, e para isso eles pretendem passar dicas de lugares, cuidados e também de planejamento financeiro a futuros viajantes do pedal. Para acompanhar a viagem de Mirella e Atílio, basta segui-los no Instagram: @horizonteflexiveloficial ou no YouTube: HorizonteFlexivel.

 

Leia também:
Cicloturismo no RS ganha rota de 355 km, por 14 municípios
Vamos viajar de bicicleta? Ouça o Expresso #45
Ciclistas comemoram proposta de ciclovia ligando Bahia e Sergipe
Governo de SP lança 
Ciclorrota das Frutas, com 75 km
Bogotá anuncia seu programa de bicicletas compartilhadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário