Pedalando sobre as árvores: Boletim Mobilize #123

Um passeio para fazer depois da pandemia...caminho cruza a floresta, passa por uma represa e circula em espiral até o topo das árvores. Ricky Ribeiro comenta o assunto

Notícias
 

Fonte: Bycicle Dutch  |  Autor: Bycicle Dutch/Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de maio de 2020

Ciclovia espiral sobre as árvores de Boosland

Ciclovia espiral sobre as árvores do bosque Boosland

créditos: Foto: Belga

 

A província de Limburg, na Bélgica (não confundir com a província holandesa de Limburg) depende muito do cicloturismo. A região atrai ciclistas da Alemanha, da Holanda, da própria Bélgica e de outros países da Europa. Para manter esse interesse, o governo local investe fortemente em novas infraestruturas de apoio aos ciclistas. No ano passado, ficaram famosas as fotos de pessoas pedalando em uma pista localizada literalmente dentro de uma represa, com o nível da água acima da cintura.... 


Ciclovia construída sobre uma barragem: sensação de pedalar dentro da água Foto: Dutch Cycling


Em junho de 2019, foi aberta a segunda atração turística para bicicleta. Imagine uma ciclovia de mão única com três metros de largura que serpenteia pela floresta e eleva-se em uma curva suave até a altura da copa das árvores, dez metros acima do nível do solo. A inclinação é de apenas 35 a 4%, para que quase todos possam vencer facilmente a rampa.


A pista helicoidal tem um comprimento de quase 700 metros e diâmetro de aproximadamente cem metros. Foi construída com uma estrutura de aço cortén, com aparência enferrujada, apoiada sobre 449 postes também de aço. Lateralmente, a pista é protegida por uma tela de aço de forma a evitar quedas ou tentativas de algum tipo de "esporte radical".


Mais de 70 mil ciclistas visitaram a pista nas primeiras quatro semanas após a abertura. Para chegar ao local, o melhor caminho é seguir de trem até a estação de Weert, no sul da Holanda, e de lá pedalar cerca de 45 km em uma bela ciclovia que cruza a floresta até a pequena cidade de  Hechtel-Eksel, onde ficam as atrações ciclísticas.


A vista lá do alto é interessante e permite imaginar uma pista como essa circundando um trecho de Mata Atlântica ou da Floresta Amazônica...Passada a pandemia, vamos pensar no assunto?

 

Ouça o comentário de Ricky Ribeiro no Boletim Mobilize #123




Leia também:
Paris limita carros, amplia ciclovias e abre ruas para pedestres
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas

Milão anuncia plano para reduzir uso do carro após a quarentena
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido
Carta Aberta pede mobilidade mais humana e sustentável no DF


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário